PREVENSÃO

Dia Nacional do Teste do Pezinho: APAE comemora 30 anos de Triagem Neonatal

A solenidade acontecerá nessa segunda-feira (6), às 8h, com apresentação do Bumba-Boi Mimoso.

Medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. (Foto: Reprodução)

O serviço ofertado pela instituição atende aos 217 municípios maranhenses. A APAE de São Luís realiza na próxima segunda-feira (06), às 8h, solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho e 30 anos de implantação da Triagem Neonatal na Instituição.

O momento será de homenagens aos parlamentares apoiadores pelos serviços prestados a essa instituição filantrópica, através da destinação de emendas parlamentares, que contribuíram para a manutenção dos serviços prestados no Setor do Teste do Pezinho. O evento também conta com apresentação do Bumba-Boi Mimoso.

A programação apresentará o histórico da Triagem Neonatal na instituição, passado, presente e futuro, além de sua abrangência em todo o estado do Maranhão, onde a instituição tem mantido o legado da conquista de ser referência na triagem Neonatal há 30 anos.

Teste do Pezinho

Obrigatório por lei em todo o território nacional, a Triagem Neonatal, popularmente conhecida como Teste do Pezinho, é um conjunto de exames que tem o objetivo de detectar precocemente algumas alterações metabólicas e genéticas congênitas que podem trazer graves problemas para a criança, como o retardo mental e problemas respiratórios.

Pela coleta de sangue ser feita no calcanhar do pezinho do bebê, o exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho. A coleta é um procedimento simples, indolor e sem riscos para crianças, é realizada no calcanhar devido à sua pouca enervação e por ser o seu sangue periférico.

Através do Teste do Pezinho podemos saber se o recém-nascido apresenta algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, para que as medidas necessárias possam ser tomadas antes que a doença se manifeste.

Todos os distúrbios detectados pelo Teste do Pezinho são passíveis de tratamento, o sucesso do tratamento é garantido desde que diagnosticado precocemente. A orientação do Ministério da Saúde é a realização de 3 a 5 dias de vida ou o mais breve possível.

O exame realizado pela APAE é gratuito e os Postos de Coleta não podem cobrar por nenhum serviço, pois eles são financiados pelo SUS e todo o material necessário para a coleta é fornecido pela APAE.

Histórico Triagem Neonatal APAE de São Luís

Desde 1992, a APAE de São Luís realiza o Teste do Pezinho, para diagnosticar Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria. Em 2001, a APAE foi habilitada pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual em Triagem Neonatal – SRTN – na Fase I.

Em 2002, foi habilitada na Fase II (incluindo a Hemoglobinopatias), em 2012, na Fase III (Fibrose cística) e em 2014 foi habilitada na Fase IV (Hiperplasia Adrenal Congênita e Biotinidade).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias