Vacina combinada de covid e gripes deve ficar pronta já em 2023
A Moderna quer lançar o imunizante em outubro de 2023, data para que também já esteja pronto para ser administrado.
A Moderna, empresa de biotecnologia dos EUA com sede em Cambridge, Massachusetts, focada na descoberta e desenvolvimento de medicamentos com base no RNA mensageiro, está desenvolvendo uma vacina combinada para Covid-19, influenza e RSV – abreviação para vírus respiratório comum.
A Moderna quer lançar o imunizante em outubro de 2023, data para que também já esteja pronto para ser administrado, a partir do segundo semestre, foi o que anunciou Stéphane Bancel – CEO da farmacêutica -, nesta segunda-feira (17).
A vacina combinada foi anunciada pela farmacêutica desde setembro do ano passado e a proposta agora é que essa nova vacina seja lançada antes do inverno no hemisfério norte, período de maior incidência das infecções virais.
De acordo com Bancel, a vacina poderá imunizar contra os três vírus com uma dose única, para que as pessoas não precisem voltar aos postos de imunização em mais de uma vez para tomar outros imunizantes. “Vamos evitar problemas de conformidade”, disse o CEO na conferência virtual Agenda Davos, do Fórum Econômico Mundial.
A Moderna informou, em dezembro último, que a dose de reforço da sua vacina contra Covid-19 demostrou um alto índice de proteção contra a nova variante ômicro. A cepa já é responsável por cerca de mais da metade dos casos da doença no Brasil.