Criança de dois anos que contraiu vírus da raiva está em estado grave
É o primeiro caso registrado no Maranhão nos últimos oito anos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que é grave o estado de saúde da criança de dois anos que contraiu o vírus da raiva após ser mordida por um animal silvestre, no povoado Santa Rita, no município de Chapadinha. O paciente está internado no Hospital Universitário, em São Luís.
Veja também: Caso de raiva humana é confirmado em Chapadinha
O caso foi confirmado no dia 6 de outubro, pelo Instituto Pasteur, mas já havia sido comunicado desde o dia 22 de setembro. É o primeiro caso registrado no Maranhão nos últimos oito anos.
Zulmira Batista, chefe do Departamento de Zoonoses da SES, informou que desde o registro do caso, a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças do Estado do Maranhão, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Departamento de Zoonoses vem tomando todas as medidas cabíveis.
A vacinação contra a raiva em todas as pessoas do povoado onde a criança mora está sendo realizada desde a última semana. Agentes comunitários de saúde receberam treinamento sobre o diagnóstico da doença e protocolos de atendimento.