CONTROLE DE DOENÇAS

Caso de raiva humana é confirmado em Chapadinha

O caso foi confirmado no dia 6 de outubro é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos.

Agentes da AGED investigam caso. Foto: AGED/Divulgação

Foi confirmado no município de Chapadinha o caso de uma criança de dois anos com a doença da raiva humana. Após a confirmação, uma força-tarefa foi montada pelo Governo do Estado para poder fazer o controle da doença na cidade. O caso foi confirmado no dia 6 de outubro pelo Instituto Pasteur e é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos. 

De acordo com o Relatório Preliminar de Testagem, Monitoramento e Investigação do caso do Centro de Informação Estratégico de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão, a criança sofreu uma agressão por um animal silvestre no povoado de Santa Rita.

Na última sexta-feira (8), uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão participou de reunião com representantes da Secretaria de Saúde para definir as estratégias de atuação. À tarde, os fiscais da AGED se deslocaram ao povoado Santa Rita para fazer a rastreabilidade, a investigação epidemiológica e a busca ativa de casos suspeitos de doença nervosa em animais.

Raiva

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Esta doença possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente. A doença possui quatro ciclos que são o urbano, rural, silvestre e aéreo. 

A AGED ressalta que é importante que qualquer agressão de animal em humanos, seja doméstico ou silvestre, seja comunicada a Secretaria Estadual de Saúde, bem como qualquer mordida de morcegos em animais herbívoros, sejam comunicados para realização do controle e prevenção da doença.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias