PANDEMIA

Governo do Maranhão flexibiliza medidas restritivas contra Covid-19

Este anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino, durante sua entrevista coletiva.

Flávio Dino (PSB) testou positivo para Covid-19 nessa segunda-feira (3). (Foto: Reprodução/YouTube)

Nesta sexta-feira (02), o governo do estado realizou a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19 no Maranhão. Este anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino, durante sua entrevista coletiva. Ele afirmou que o estado ampliou a capacidade de pessoas de 100 para 150 em eventos e o horário de realização dos eventos até 0h. Também ocorreu a ampliação, da capacidade de funcionamento em órgãos públicos e igrejas. As medidas ficarão em vigor até o dia 12 de julho.

Confira as medidas

Todo o estado
– eventos poderão ter até 150 pessoas
– a realização dos eventos poderá ser feita até a 0h
– administração pública estadual poderá funcionar com 80% da capacidade
– igrejas poderão funcionar com 70% da capacidade
Grande São Luís
– grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias (exceto gestantes), tanto no setor público quanto privado
– comércio e indústria devem funcionar entre 9h e 21h
– bares e restaurantes devem funcionar até 0h
– supermercados devem funcionar de 6h a 0h
– supermercados, academias, salões, bares e restaurantes poderão funcionar com 70% da capacidade

Além disso, foi destacado pelo governador, que é necessário seguir as medidas, para que as flexibilizações continuem sendo feitas.

“Agora, se houver superlotação, abuso e se houver um crescimento no número de casos, assim como nós já voltamos atrás, teremos que novamente voltar atrás. E eu não desejo isso. Por isso enfatizo, peço, suplico para que haja a máxima compreensão dos empresários, dos consumidores, porque com isso nós vamos melhorando as condições de funcionamento, reduzindo portando as restrições. Nós tivemos uma redução de casos de óbitos e de internações, com o aumento da vacinação e, por isso, flexibilizamos”, afirmou o governador.

O Maranhão foi o segundo estado que mais avançou na vacinação no mês de junho, tendo um aumento de 80% de pessoas imunizadas, o que foi possível devido a parceria entre o governo do estado e os municípios.

“Depois de uma alta nas internações, o Maranhão teve uma queda, no mês de junho, no número de internações, o que pode ser um indicativo de que o estado já atravessou a terceira onda. O nosso desejo, a nossa luta conjunta é para que nós possamos sustentar essa tendência de decréscimo e com isso não tenhamos, mais adiante, outro ciclo de crescimento”, disse Dino.

De acordo com o governador, o efeito da vacinação já é perceptível no estado em junho, pois com o aumento na vacinação, ocorreu uma queda no número de mortes, e que, por isso, não se pode ir atrás de quem desestimula a imunização dizendo que ela não faz efeito.

“Nós respeitamos as liberdades individuais, mas fazemos questão de mais uma vez destacar a imprescindibilidade do comparecimento à vacinação. É uma medida essencial para proteção sua e da sua família e da sua comunidade”, destacou.

Dino destacou que o Maranhão já tem em relação à vacina contra a covid:

  • 4 milhões de doses recebidas
  • 3,53 milhões de doses distribuídas
  • 3 milhões de doses aplicadas

Novas Doses

Foi destacado pelo governador, que os municípios maranhenses só poderão receber novas doses dos imunizantes ao alcançarem 85% ou mais de aplicação das doses já recebidas anteriormente. Existem 49 municípios no estado que não estão aptos a receberem novas doses de vacina, porque as taxa de aplicação estão abaixo dos 85%.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias