LOTADOS

100% dos leitos de UTIs na capital estão ocupados

Os números foram repassados em boletins informativos, localizados no site da Prefeitura de São Luís.

Foto: reprodução

Esgotados! Assim estão os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratamento de pessoas com a covid-19, na capital maranhense. Os números foram repassados em boletins informativos, localizados no site da Prefeitura de São Luís. Mas por outros lado, a ocupação de leitos clínicos exclusivos para o acometidos com o coronavírus vem reduzindo.

Desde a última segunda-feira, dia 28 de junho, foi verificado que a porcentagem de ocupação dos leitos de UTIs para o tratamento da doença vem crescendo, assim sendo contrário aos números de internados nos leitos clínicos, que estão reduzindo.

Veja a evolução por dia:

dia 28 de junho
Leitos de UTI: 37 de 40 leitos = 92,5%
Leitos clínicos: 33 de 80 leitos = 41,2%
dia 29 de junho
Leitos de UTI: 39 de 40 leitos = 97,5%
Leitos clínicos: 29 de 80 leitos = 36,2%
dia 30 de junho
Leitos de UTI: 40 de 40 leitos = 100%
Leitos clínicos: 28 de 80 leitos = 35%

Testagem

A Prefeitura de São Luís, em ação conjunta entre as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Saúde (Semus) realizou, na última quarta-feira (30), na sede da Semcas, na Avenida Guaxemduba, uma testagem em massa dos servidores do órgão. Seguindo orientação do prefeito Eduardo Braide, outros órgãos do Município já receberam as equipes de testagem, em uma ação estratégica de combate e prevenção à pandemia.

“Nós temos a preocupação de fazer esse acompanhamento junto aos servidores da secretaria. Essa é a terceira vez que realizamos essa ação em parceria com a Saúde. A diferença é que dessa vez, ao invés de ir até o laboratório, a equipe da Semus veio até a Semcas. O combate à pandemia tem sido preocupação constante do prefeito Eduardo Braide, desde as medidas de atendimento aos protocolos sanitários até a testagem e vacinação em massa. Não podemos relaxar enquanto esse momento difícil não acabar”, explicou a secretária da Semcas, Rosangela Bertoldo.

O teste realizado foi o RT-PCR e o resultado sai em apenas 15 minutos. A Assistência Social foi considerada uma política essencial durante a pandemia da Covid-19, assim, os serviços não deixaram de ser prestados pela própria natureza da política, que atende às pessoas mais vulneráveis e mais afetadas nesse período. As Unidades de Acolhimento, por exemplo, funcionam 24h.

“Estamos trabalhando para manter nossa população e também nossas equipes de trabalho asseguradas com os exames de Covid-19 e, claro, vacinadas. Essa parceria com a Semcas é fundamental, pois a testagem de forma periódica traz mais segurança aos nossos servidores municipais”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias