COVID-19

Jovens de 18 anos ou mais podem se vacinar até este sábado no Paço do Lumiar

A vacinação contra a Covid-19 vai ocorrer no Pátio Norte Shopping.

Foto: Reprodução

Neste sábado (26), uma ação estadual de vacinação contra a Covid-19 vai ocorrer no Pátio Norte Shopping, localizado no Paço do Lumiar, que estará imunizando pessoas com 18 anos de idade ou mais. 

Essa campanha será realizada pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a vacinação no Pátio Norte Shopping acontece de forma drive-thru sendo dedicada às pessoas que comprovarem residência nas cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar

Jovens como o estudante Daniel Monteiro já aproveitaram para tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Para Daniel, o motivo é de felicidade, já que em cidades brasileiras como São Paulo, que possui o maior PIB (Produto Interno Bruto) do País, o calendário vacinal prevê que somente a partir do dia 30 de junho será iniciada a vacinação de pessoas de 42 a 40 anos. “A gente vê as pessoas sofrendo por não ter vacina em outros lugares e saber que a primeira dose já foi aplicada dá uma segurança a mais”, comenta Daniel Monteiro. 

Juliana Araújo tem 18 anos, mora na região e não perdeu a oportunidade de se vacinar. A estudante acredita que é um privilégio se vacinar após mais de um ano de pandemia e 509.282 vítimas fatais da doença. 

“É um momento de esperança para mim e para a futura geração do Brasil, e um sentimento de gratidão por estar viva, por ter conseguido chegar até aqui, sendo que muita gente perdeu a vida”, avalia Juliana. 

Arraial da Vacinação

A cobertura vacinação nos municípios da Grande Ilha ganhou mais força logo no início de junho, quando o Governo do Estado, por meio da SES e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), lançou a primeira edição do Arraial da Vacinação em Paço do Lumiar

Em um mutirão de vacinação ininterrupto com 28 horas de duração e apresentação de 17 grupos culturais que fazem parte dos festejos juninos do Maranhão, um total de 4.885 pessoas foram imunizadas. 

A ideia do mutirão junino de vacinação deu tão certo, que o governador Flávio Dino resolveu realizar versões do Arraial da Vacinação na Cidade Olímpica, um dos bairros mais populosos de São Luís, e em várias cidades maranhenses até o início de julho, em parceria com as prefeituras municipais. 

O Arraial da Vacinação já passou pelos municípios de Tutóia, Barreirinhas, Timon, Balsas, Pinheiro, Morros, Imperatriz, Alcântara, Santa Inês, São João dos Patos e Açailândia, protegendo dezenas de milhares de pessoas com a dose inicial (D1) de algum tipo de imunizante contra a Covid-19.   

A partir deste final de semana até o dia 1º de julho, o Arraial da Vacinação vai contemplar moradores de Rosário, Riachão, Barra do Corda, Bacabal, Penalva, Parnarama, Matões, Dom Pedro, Governador Nunes Freire, Arari, Colinas, Cururupu, Buriticupu e São João Batista.     

Mas, de acordo com o governador Flávio Dino, a festa da imunização pelas cidades maranhenses ainda não tem data para acabar. 

“Apesar de o calendário ir até o dia 30 [de junho], não significa dizer que os arraiais vão acabar. Mês de julho inteiro nós vamos fazer, mês de agosto inteiro, enquanto for necessário a presença do Governo do Estado, apoiando os municípios, nós faremos. Porque Estado, município juntos resultam em benefício para quem é o mais importante, que é o senhor, a senhora e a sua família”, afirmou o governador nesta sexta-feira (25), durante coletiva virtual de imprensa sobre o atual panorama da pandemia de Covid-19 no Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias