SAÚDE DOS OLHOS

Exposição excessiva às telas durante a quarentena pode causar danos à visão

Embora essa tecnologia seja útil, o uso exagerado pode causar desconforto, além da possibilidade de agravar problemas oftalmológicos já existentes.

Brasileiros com deficiência visual chegam a 6,5 milhões. (Foto: Reprodução)

Com a necessidade do distanciamento social, imposto pelo novo coronavírus, a tecnologia se tornou a única forma de continuar a trabalhar, estudar e se relacionar com amigos e parentes, mesmo que a distância. Sem poder sair de casa, até as atividades físicas passaram a ocorrer por meio de telas de celulares ou de computadores.

Oftalmologista Renato Ezon. (Foto: Divulgação)

Embora a tecnologia seja útil nessas tarefas, o oftalmologista Renato Ezon alerta que o uso excessivo das telas pode causar desconforto e prejudicar a visão, além da possibilidade de agravar problemas oftalmológicos já existentes.

“Passar muito tempo em frente às telas pode ocasionar fadiga visual, devido ao esforço visual contínuo para curta distância e ardência nos olhos devido ao ressecamento ocular. Em crianças pequenas pode-se induzir ou piorar alguns problemas oculares, como a miopia. E quem já está afetado com alguma das ametropias, principalmente hipermetropia e presbiopia (dificuldade de visão para perto) deve usar sempre os óculos de grau em frente às telas para não sentir desconfortos nos olhos de forma mais intensa”, acrescenta o médico.

Há ainda a síndrome da visão por computador (CVS), também causada pelo uso excessivo dos aparelhos digitais, que emitem uma luz azul, prejudicial para a retina. Além da exposição à luz azul, a proximidade da luz aos olhos também é danosa para as vistas.

Cuidados

(Foto: Divulgação)

De acordo com o oftalmologista, durante a quarentena as pessoas estão passando mais tempo em frente às TVs, smartphones e computadores, o que pode causar danos à visão. Ele orienta que os turnos de 4h no computador, smartphone e tabletes devem ser interrompidos para pausas maiores para evitar maior desconforto visual.

“Uma pessoa pode piscar de 10 a 15 vezes por minuto, mas essa quantidade pode diminuir até 60% quando se está na frente das telas. É recomendado que, durante o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos, sejam feitas pequenas pausas de 5 a 10 minutos por hora, de preferência fixando a vista sem olhar para o monitor”, orienta Renato.

No entanto, depois que for diagnosticada alguma doença relacionada ao uso excessivo de telas, a orientação para a manutenção da saúde ocular é consultar um oftalmologista imediatamente para que o profissional possa avaliar qual o melhor uso para cada paciente.

Abril Marrom

Vale ressaltar que estamos no Abril Marrom, mês que foi selecionado para, todos os anos, celebrar o mês de conscientização da população para a Prevenção da Cegueira – diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação.

A cor escolhida é relacionada a cor da íris, sendo a cor dos olhos da maioria da população. As quatro principais causas de cegueira no mundo são: a catarata, a retinopatia diabética (doença dos olhos causada pelo diabetes), a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o glaucoma.

Ter informações a respeito das doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para a adoção de medidas preventivas. Consulte o seu oftalmologista regularmente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias