VACINAÇÂO

Somente 22% dos municípios maranhenses chegaram a 60% das doses aplicadas

O governador Flávio Dino afirma, que novas doses só serão distribuídas se as cidades comprovarem os 60% de pessoas vacinadas.

Foto: Reprodução

Segundo a atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento, apenas 22% das 217 cidades do Maranhão tiveram o alcance de 60% das doses aplicadas. Nesta madrugada de quarta-feira (3), mais 62.400 novas doses da vacina CoronaVac chegaram no estado.

Leia também:

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), essas vacinas serão destinadas para a imunização de 29.675 pessoas, como trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade entre 80 a 84 anos. Até o momento, 448 mil vacinas foram enviadas, apenas 202 mil já foram aplicadas, conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Nessa quarta, o governador Flávio Dino afirmou que os municípios maranhenses só terão acesso a essas novas doses das vacinas contra o covid-19 se tiverem a comprovação de 60% de aplicação das doses recebidas. O governador ressaltou que essas vacinas não serão redistribuídas, mas sim guardadas, até que os municípios cumpram a devida meta de 60% de vacinação.

O Governador tomou a medida de acordo com na baixa taxa de doses aplicadas no estado, pois essa taxa diverge com o número de doses enviadas para os municípios.

“É um paradoxo nós sabermos que estão faltando vacinas e, ao mesmo tempo, no sistema informatizado do Ministério da Saúde as vacinas não aparecem como efetivamente aplicadas. Comprovou os 60%, recebe novas vacinas. Não comprovou, nós vamos manter na nossa central de frios as vacinas, até que o município cumpra”, afirmou o governador.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias