Somente 22% dos municípios maranhenses chegaram a 60% das doses aplicadas
O governador Flávio Dino afirma, que novas doses só serão distribuídas se as cidades comprovarem os 60% de pessoas vacinadas.
Segundo a atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento, apenas 22% das 217 cidades do Maranhão tiveram o alcance de 60% das doses aplicadas. Nesta madrugada de quarta-feira (3), mais 62.400 novas doses da vacina CoronaVac chegaram no estado.
Leia também:
- Municípios só receberam novas vacinas após comprovação de 60% de aplicação
- Saiba qual grupo será vacinado nos próximos dias
- Suspensas festas, shows e eventos no período de 5 a 14 de março em todo estado do Maranhão
- Covid-19: Profissionais de saúde que perderam o prazo podem se vacinar no sábado
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), essas vacinas serão destinadas para a imunização de 29.675 pessoas, como trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade entre 80 a 84 anos. Até o momento, 448 mil vacinas foram enviadas, apenas 202 mil já foram aplicadas, conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Nessa quarta, o governador Flávio Dino afirmou que os municípios maranhenses só terão acesso a essas novas doses das vacinas contra o covid-19 se tiverem a comprovação de 60% de aplicação das doses recebidas. O governador ressaltou que essas vacinas não serão redistribuídas, mas sim guardadas, até que os municípios cumpram a devida meta de 60% de vacinação.
O Governador tomou a medida de acordo com na baixa taxa de doses aplicadas no estado, pois essa taxa diverge com o número de doses enviadas para os municípios.
“É um paradoxo nós sabermos que estão faltando vacinas e, ao mesmo tempo, no sistema informatizado do Ministério da Saúde as vacinas não aparecem como efetivamente aplicadas. Comprovou os 60%, recebe novas vacinas. Não comprovou, nós vamos manter na nossa central de frios as vacinas, até que o município cumpra”, afirmou o governador.