COVID-19

Hospital da UFMA abre mais leitos de UTI para tratamento de Covid-19

Serão mais 10 leitos para tratamento da doença

Reprodução

“Abriremos nesta quarta-feira mais dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo destinados aos pacientes com Covid-19, mas temos capacidade para chegar a quarenta leitos e 90 leitos de enfermaria para o tratamento complementar de pessoas que deixam a UTI e necessitam de acompanhamento médico com relação a esta doença”. A assertiva é do professor doutor Natalino Salgado Filho, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), referindo-se às medidas adotadas para otimizar o atendimento no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA), para vítimas do novo coronavírus.

Disse Natalino Salgado, em entrevista à Rádio Universidade, que, assim, totaliza-se em vinte leitos exclusivos para os acometidos pela Covid-19, podendo chegar a 40 leitos ou mais, caso haja necessidade. E adiantou que está em andamento até o dia 19, processo seletivo para a contratação de 200 médicos plantonistas e intensivistas, para trabalho temporário, enquanto durar a pandemia que assola o estado do Maranhão e o país, o que depende das condições sanitárias da cidade. Ele admite que o Hospital Universitário tem capacidade de dobrar o seu atendimento, com a contratação destes profissionais, que serão submetidos a treinamentos específico, quanto aos protocolos, visando a ampla otimização dos serviços.

O reitor Natalino Salgado adiantou que é grande a preocupação, no momento, com a elevação dos casos de contaminações e óbitos, que só podem ser controlados com o isolamento das pessoas, distanciamento social, uso de máscaras, o que é fundamental, higienização das mãos e outras medidas profiláticas, além de evitar aglomerações, não sendo necessária a adoção de lockdown. “Só poderemos ficar tranquilos quando conseguirmos  vacinar 70% da população, quando então atingiremos a imunidade de rebanho”, disse o reitor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias