Com suspeita de Covid-19, mulher grávida morre durante transferência para São luís
O bebê, que tinha apenas 7 meses, morreu na barriga da mãe
Nesta segunda-feira (01), uma mulher grávida e o bebê que ela esperava morreram enquanto estava sendo transferidos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Barra do Corda para a Maternidade Marly Sarney, em São Luís. A mãe estava com suspeita de Covid-19.
Leia também: 80% dos leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados em todo o Maranhão
A mulher, identificada como Neurivania Lima, e o bebê morreram dentro da ambulância, nas proximidades de Santa Rita, na BR-135. Informações da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Corda, Neurivania morava em Fernando Falcão, cidade localizada a 100 km de Barra do Corda.
Ela deu entrada na emergência de Fernando Falcão com um quadro grave de insuficiência respiratória aguda, um dos sintomas da Covid-19. No entanto, o teste dela deu negativo para o coronavírus. Quando o quadro de Neurivania piorou, ela precisou ser transferida para a UPA de Barra do Corte, no domingo (28). Com saturação abaixo de 80%, a grávida foi entubada.
Por se tratar de um caso grave, Neurivania foi encaminhada para São Luís. Durante a viagem, ela ainda chegou a receber atendimento na cidade Peritoró e, horas depois, veio a óbito, na região de Santa Rita. O bebê, que tinha apenas 7 meses, morreu na barriga da mãe.
Dados da Secretaria de Saúde de Barra do Corda mostram que a rede hospitalar da município possui alta taxa de ocupação.
Covid no Maranhão
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (01), mostrou que o Maranhão já totaliza 219.632 casos confirmados e 5.074 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 399 novos casos e 22 mortes pela doença.De acordo com o boletim, o interior do estado está com 204, São Luís registrou 102 e Imperatriz 12 novos casos.