SAÚDE

Hospital da Mulher retoma atendimento e cirurgias eletivas

Unidade, retorna à rotina de atendimentos dando prioridade a procedimentos marcados antes da pandemia

Reprodução

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está retomando o aten­dimento de outras demandas de saúde no Hospital da Mulher que estava destinado, por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, desde abril, ex­clusivamente a pacientes com Covid-19, sendo a referência municipal para a do­ença. Agora, a unidade de saúde passará por processo de desinfecção e readapta­ção física para a retomada da rotina de atendimentos para pacientes com cirur­gias já agendas e que foram suspensas em razão da pandemia. Serão retomadas, inicialmente as cirurgias de vesícula, ginecológicas e neurológicas.

Neste primeiro momento, a prioridade são aqueles pacientes que já estão aguar­dando a realização do procedimento. Os pacientes cujos procedimentos estavam anteriormente marcados e que tiveram que ser suspensos devido à mudança na rotina da unidade, receberão contatos por telefone para se dirigirem ao local para nova avaliação. Novos procedimentos se­rão reagendados para a unidade em breve.

A secretária adjunta de Saúde, Isabel Macêdo, explica que a retomada se dá aten­dendo a todos os protocolos de seguran­ça da Covid-19. Isabel Macêdo destacou que o Hospital da Mulher tem um per­fil amplo de atendimento não somente para mulheres, mas para todo o público. Ela informou que neste momento, uma das prioridades será para a realização de cirurgias neurológicas que estão sendo realizadas no Hospital Socorrão I. “Isso cruza um fluxo de pacientes muito gran­de. Então, o intuito é a gente retomar es­sas cirurgias para a capacidade de atendimento e resolutividade que o hospital tem disponível”, disse.

Com o redirecionamento das ações, o Hospital da Mulher con­tará com o mesmo suporte físico disponibilizado à população antes de se tornar referência para a Co­vid-19. A unidade terá 32 leitos ci­rúrgicos ginecológicos, além de 11 leitos de neurocirurgia e 10 leitos de UTI. No início da gestão do prefeito Edivaldo, o Hospital da Mulher fun­cionava apenas como ambulatório.

Com o trabalho de reestruturação realizado pela Prefeitura na unida­de de saúde, desde 2016 o hospital passou a ser considerado, pelo Mi­nistério da Saúde (MS), como refe­rência de assistência em alta com­plexidade na especialidade médica de neurocirurgia, tendo sido uma das cinco entidades de saúde do país agraciadas com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, por re­conhecimento ao trabalho prestado no sentido de promover saúde de qualidade à população, sobretudo às mulheres.

A unidade de saúde também passou por reformas estruturais, além da qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher. O hospital teve ampliado serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada, raio x e ultrassom. Eletroneuromiografia, biópsias, punção de mama e de tireoide, retirada de nódulos benignos também estão na lista de serviços oferecidos às pacientes da unidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias