Dia do psicólogo: qual o momento certo de buscar ajuda profissional?
A saúde mental está sendo muito debatida, mas muitas pessoas ainda tem dúvidas do momento certo de procurar ajuda de um profissional da psicologia
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), entre março e abril deste ano, mais de 50 mil profissionais solicitaram a autorização para atendimentos virtual. A saúde mental, no momento de pandemia que o mundo vive, está ganhando notoriedade. Ansiedade, medo, mudanças comportamentais e diversos outros sentimentos estão mais potentes por conta do isolamento social.
Com isso, o trabalho do profissionais da psicologia estão sendo cada vez mais valorizados. O dia do psicólogo, comemorado em 27 de agosto, abre espaço para a discussão de temas relevantes.
Quando buscar ajuda?
Muitas pessoas quando estão à frente de emoções muito fortes, momentos difíceis ou enfrentando problemas que parecem impossíveis de resolver pensam em buscar um psicólogo. Porém, muitas vezes desistem da ideia, por medo, vergonha e dúvida sobre o momento certo de buscar esse profissional.
A psicoterapeuta Evelyn Lindholm, comenta sobre o receio das pessoas em buscarem ajuda psicológica.
“Muitas pessoas tem receio de buscar esse tipo de ajuda, pois associam isso a ‘estar louco’, mas é importante entender que a psicologia trata das mais diversas condições de saúde emocional, mental e também condições de saúde física de quadro psicossomáticos”, ressalta ela.
Além disso, Evelyn também comenta sobre o momento certo de buscar essa ajuda e que isso depende do autoconhecimento das pessoas e de como o estado emocional pode estar atrapalhando as relações interpessoais.
“O momento certo de buscar ajuda é quando o estado emocional está prejudicando as relações interpessoais, íntimas e pessoais, quando há sofrimento, sensação constante de desconforto, mudanças drásticas e severas de humor, bem como também para lidar com questões funcionais e/ou apenas para estabelecer uma melhor relação de auto conhecimento, mesmo que não esteja em estado de sofrimento”, disse a psicoterapeuta.
A psicóloga Yanny Santana, ressalta que “a psicoterapia conduz para um caminho de autocuidado e autoconhecimento”, dessa forma, vários motivos podem levar uma pessoa a procurar um psicólogo , segundo ela, é necessário entender que “a vida é carregada de dilemas e impasses” e se essas questões afetarem a sua vida, é o momento certo de buscar ajuda.
Yanny ainda ressalta que para buscar o autoconhecimento é necessário olhar para suas características e que isso auxilia para um caminho de crescimento e mudança.
“Para se tornar mais consciente é necessário acessar o caminho para reconhecer suas qualidades e fraquezas, essa última que por vezes limita o ser. Ter contato com essas emoções e sentimentos é um caminho para crescer e entrar num processo de mudança”, comenta a psicóloga.
Situações que pode ser benéfico buscar ajuda de um psicólogo
- Para buscar autoconhecimento e qualidade de vida;
- Dificuldade nos relacionamento: profissionais, pessoais ou familiares;
- Distúrbios alimentares: anorexia, bulimia, obesidade;
- Angústia intensa: medos, ataques de pânico, fobias, ansiedade;
- Dificuldades pessoais e de adaptação: estresse, dificuldade de comunicação, timidez, entre outros;
- Traumas, violência ou abuso;
- Perdas e luto;
- Problemas escolares e de aprendizado;
- Dependências de substâncias;
- Apoio psicológico diante de problemas de saúde.