DIA NACIONAL DA SAÚDE

5 exames médicos que devem ser feitos todos os anos

Fazer os exames é muito importante para descobrir as doenças precocemente, o que aumenta as chances de sucesso nos tratamentos.

Reprodução

Hoje, 5 de agosto é comemorado o dia nacional da saúde. Além de marcar o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelo combate de epidemias no Brasil no início do século XX, a data serve de alerta sobre a importância de cuidar da saúde.

Independente da idade, é sempre necessário saber se a sua saúde está bem. Porém, é preciso esforço para se manter saudável, e os exames preventivos fazem parte disso.

Os exames de rotina servem para avaliar o estado geral de saúde e também possibilitam que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta as chances de sucesso nos tratamentos.

Por isso, o Imparcial separou 5 exames que médicos que devem ser feitos todos os anos. Confira:

Diabetes

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A diabetes é uma doença que não apresenta sintomas em seu estagio inicial, dessa forma é recomendado o exame, pelo menos 2 vezes no ano. Os principais sintomas são: sede extrema, sensação de cansaço o tempo todo, fome mesmo depois de comer, urinar muitas vezes e feridas ou cortes que não cicatrizam.

A pressão arterial maior que 135/80 mm Hg também pode ser um sintoma de diabetes. Os exames podem incluir ainda um teste sanguíneo de hemoglobina A1C, de glicemia de jejum ou um oral de tolerância à glicose (TTG).

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias