CORONAVÍRUS

Projeto-piloto do Estudo Sorológico de infecção por covid-19 será realizado na quinta em São Luís

Em outros 69 municípios maranhenses, o estudo vai começar a ser realizado próximo dia 27 de julho

(Foto: Julyane Galvão)

O projeto-piloto do Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 no Maranhão será realizado na próxima quinta-feira (23), no bairro Vila Esperança, em São Luís. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A pesquisa é coordenada pela SES em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo a SES, em outros 69 municípios maranhenses, o estudo vai começar a ser realizado próximo dia 27 de julho. Objetivo do projeto é identificar a proporção da população que possui anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2 no Estado e estimar o percentual de assintomáticos infectados, assim como conhecer a extensão de infectados nos municípios.

O estudo

O Estudo Sorológico será realizado entre os dia 27 de julho e 7 de agosto deste ano. Serão quatro etapas. A primeira vai englobar os quatro municípios da Grande Ilha, em que 1.432.529 habitantes participarão da pesquisa. Na segunda, 122 municípios vão participar, tendo 1.516.205 habitantes pesquisados. A terceira, será realizado em 85 municípios e contará com a participação de 3.193.525 habitantes. E a quarta, erá realizado em seis municípios com 932.922 habitantes participando do estudo.

Na pesquisa, será realizada coleta de sangue em domicílio, que será feita por sorteio, aplicação de questionário, preenchimento de dados por aplicativo, teste sorológico – em que será usada a técnica de Quimiolumiscência –, além da análise das amostras pelo Lacen. No total, 4.080 pessoas serão acompanhadas no estudo, que será feito por 58 entrevistadores.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias