SAÚDE

Mais de 45 mil pessoas aguardam na fila de cirurgias eletivas no Maranhão

Procedimentos voltaram a ser realizados com 40% da capacidade, desde o dia 22 de junho

Reprodução

A pandemia de Covid-19 e a necessidade de adoção do isolamento afetaram diretamente pacientes que aguardavam na fila de cirurgias eletivas. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 45.067 pessoas ainda esperam por um procedimento cirúrgico na rede estadual.

Em comparação com o período anterior à adoção de medidas de isolamento social, esse número era de 34.623 pessoas, o que totaliza mais de 10 mil novos pacientes aguardando a realização desse tipo de procedimento no estado.

Após a publicação da Portaria nº 371, de 4 de junho de 2020, o procedimento voltou a se realizado, com 40% da capacidade do serviço ambulatorial e orientações sobre medidas para evitar a propagação do novo coronavírus. Além disso, todos os pacientes têm que fazer o teste para Covid-19 antes de qualquer procedimento.

Dessa forma, estão sendo atendidos, primeiramente, pacientes com retorno de consultas já pré-agendadas nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia vascular, hemodinâmica, endoprótese e cirurgias endovasculares, cirurgias de cabeça e pescoço, proctologia, dermatologia, oncológico, ortopédico, cardiológico.

Já os novos usuários que precisam agendar o procedimento devem utilizar o serviço Disque Saúde (98) 3190-9091, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Policlínicas reabertas

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), as policlínicas do Diamante e Vila Luizão, Hospital Carlos Macieira, Nina Rodrigues, Centro de Apoio Ninar, Juvêncio Matos, Hospital de Câncer do Maranhão e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia já estão reabertos.

Coronavírus no Maranhão

Segundo boletim divulgado na última quinta-feira (23), pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), foram registrados nas últimas 24h, 1.757 novos casos e 30 mortes por coronavírus. No interior foram 1.643 novos casos, na ilha de São Luís, 114 e em Imperatriz não houve registros.

Ao todo, o Maranhão possui 111.488 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 11.797 estão ativos. Desses, 11.197 estão em isolamento social, 348 internados em enfermaria e 252 em leitos de UTI.

O boletim divulgou também, que já são 96.851 pessoas recuperadas da doença. O estado soma mais de 242 mil testes realizados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias