H1N2: OMS confirma caso de gripe no Brasil
A vítima foi uma mulher, de 22 anos, do Paraná, que trabalha em um abatedouro de porcos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou um caso de influenza A H1N2 no Brasil. O vírus é transmitido de porcos para seres humanos e possui potencial pandêmico. A vítima foi uma mulher, de 22 anos, do Paraná, que trabalha em um abatedouro de porcos em Ibiporã.
A mulher apresentou sintomas de gripe no dia 12 de abril, mas só procurou atendimento médico no dia 14. Após exame, foi tratada com o antiviral oseltamivir e conseguiu se recuperar.
Após análise do resultado do exame pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), as autoridades locais iniciaram investigação no matadouro e também em cidades onde moravam trabalhadores que tiveram contato com a mulher.
Casos do vírus
De acordo com a OMS, em todo o mundo, são constatados, desde 2005, apenas 26 casos de influenza A H1N2. Dois deles no Brasil, através de contatos com porcos. Na maioria dos infectados, a doença foi leve. Não existe evidência de contaminação de pessoa para pessoa.
Para evitar a doença, medidas gerais de higiene, como lavar as mãos regularmente antes e depois de tocar nos animais e evitar o contato com porcos doentes, devem ser respeitadas.