CHALLENGE DAS ENFERMEIRAS

Com dancinha, profissionais de Imperatriz comemoram redução de casos da Covid-19 na cidade

Imperatriz tem hoje 177 casos ativos da doença. Cidade conta com 43 leitos de UTI nos hospitais públicos.

O vídeo que repercute nas redes sociais mostra a comemoração da equipe de enfermagem do Hospital Macrorregional Ruth Noleto, em Imperatriz, após uma reestruturação interna, em decorrência da redução dos casos da Covid-19.

Na onda do challenge, modelo de vídeo e passatempo que virou moda entre usuários de redes sociais nesses dias de pandemia, nove enfermeiras e técnicas de enfermagem da linha de frente no combate à Covid-19 dançam e dão tchauzinho, comemorando a mudança nos espaços pelas altas de muitos pacientes já recuperados.

Leia também: Maranhão tem mais de 100 mil casos confirmados do novo coronavírus

Segundo a direção do primeiro hospital montado em Imperatriz com ala específica para o enfrentamento da doença, referência para mais de 20 municípios da Regional de Saúde, houve apenas o retorno de salas de cirurgias que estavam sendo ocupadas por pacientes diagnosticados com a Covid-19; agora elas estão reservadas novamente para as cirurgias eletivas. Com os leitos realocados em outro espaço, continuam mantidos os 33 leitos de UTI e 66 leitos clínicos.

De acordo com o hospital, esse processo se deu pela redução dos números de casos do novo coronavírus mas, também, para que as cirurgias eletivas voltem a ser realizadas em breve, com a mesma frequência que eram agendadas antes da pandemia. Vale lembrar que Imperatriz também dispõe de mais 10 leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Municipal de Campanha, totalizando 43 leitos de UTI na rede pública.

Redução dos casos

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Imperatriz já teve o registro de 4.482 casos de coronavírus, com 49 novas notificações nas últimas 24 horas, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) são 177 casos ativos. O número de ativos, que esteve sempre acima de 200, há mais de uma semana tem redução diária nos últimos dias. A cidade também teve uma trégua de uma semana sem registro de morte e somou mais um óbito ontem (14) após a atualização dos casos, totalizando 259 óbitos provocados pela Covid-19 na cidade desde o início da pandemia.

Mudança nos postos de saúde

Desde a última segunda-feira (13), apenas as Unidades Básicas de Saúde Milton Lopes, no bairro Bacuri, e a do bairro Cafeteira continuam como referência no atendimento primário a pacientes com sintomas leves da Covid-19 em Imperatriz. Na Atenção Básica, outros dois postos de saúde que também tiveram atendimento exclusivo para casos suspeitos de Covid-19 por mais de um mês, voltaram a realizar os atendimentos de rotina com a redução da demanda nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que foram realizados mais de 3 mil atendimentos de casos suspeitos nas unidades de saúde dos bairros. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias