COMBATE AO CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde russo anuncia registro do primeiro antiviral eficaz contra covid-19

O remédio demonstrou grande eficácia em afetar os mecanismos de reprodução do coronavírus

O investimento é de mais de R$ 18 milhões na aquisição dos lote. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde russo anunciou o registro do primeiro antiviral eficaz contra covid-19. Afivavir é o nome do antiviral que apresentou bons resultados durante ensaios clínicos, de acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid). 

O medicamento foi desenvolvido e testado clinicamente “em tempo recorde”, o que permitiu que ele se tornasse o primeiro à base de favipiravir – antiviral desenvolvido no Japão – registrado em todo o mundo.

O antiviral demonstrou grande eficácia em afetar os mecanismos de reprodução do coronavírus. De acordo com o diretor-geral da Frid, Kiril Dmítriev, o medicamento é o mais promissor para curar a covid-19 em todo o mundo.

No entanto, o próprio fundo reconheceu que este medicamento é “categoricamente contra-indicado” para mulheres grávidas e pessoas em processo de planejamento familiar.

Além disso, o Frid indicou que inicialmente não estará à venda em farmácias e “será usado apenas em hospitais russos sob observação médica” a partir do dia 11 de junho.

Desde 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualifica como pandemia a COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias