PREVENÇÃO À COVID-19

Lockdown na Grande Ilha acaba neste domingo. E agora?

Veja o que pode ou não funcionar na região da Ilha de São Luís a partir de segunda-feira

São Luís - Reprodução

A partir de segunda-feira (18), a Ilha de São Luís volta a adotar as regras anteriores ao lockdown. Não haverá rodízio de veículos ou a necessidade de apresentar declarações. O uso de máscaras ainda é obrigatório em ambientes coletivos e aulas continuam suspensas até 1º de junho, entradas e saídas da Ilha estão liberadas, assim como o transporte coletivo, por aplicativo e por ferry boat.

O que pode funcionar:

Tudo o que podia antes do lockdown. Entre as atividades liberadas, estão supermercados (com metade da capacidade), delivery de alimentos, farmácias, óticas, drive thru, serviços de entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, oficinas, postos de combustível e lojas de material de construção.

O que não pode funcionar?

Continuam vetados estabelecimentos como academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares, casas noturnas, restaurantes, lanchonetes e salões de beleza.

Essas regras são obrigatórias para todo o Estado?

Elas são obrigatórias para a Ilha de São Luís. Para as outras cidades, o prefeito pode estabelecer regras mais flexíveis, dependendo do número de casos do coronavírus. Se o prefeito não editou ou não editar nenhuma norma, valem todas as citadas acima.

Então eu posso sair para fazer qualquer coisa?

O isolamento social ainda é a principal arma para combater o coronavírus. Então a recomendação é ficar em casa e só sair se for realmente necessário.

As regras são válidas até a quarta-feira (20), quando um novo decreto será editado com regras para o Estado inteiro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias