SÃO LUÍS

UBSs realizam atendimento exclusivo a pacientes com síndromes gripais e respiratórias

Nas unidades, além das consultas, quando necessário, os pacientes serão encaminhados para exames mais complexos, como tomografia.

Foto: Reprodução - A Baeta

Diante da pandemia do novo coronavírus na capital maranhense, a Prefeitura de São Luís está implementando novas medidas para combater a doença. Foram disponibilizadas 12 unidades básicas de saúde (UBS) exclusivamente para pacientes que apresentem sintomas leves de síndromes respiratórias e gripais.

As UBSs realizarão atendimento exclusivo de casos leves de síndromes respiratórias e síndromes gripais que apresentem sintomas como febre e dores no corpo, bem como aplicação de medicação injetável e hidratação com soro. Nas unidades, além das consultas, quando necessário, os pacientes serão encaminhados para exames mais complexos, como tomografia.

Após o atendimento presencial, os pacientes serão acompanhados por meio do serviço de telemonitoramento, onde o médico poderá assistir a evolução do seu quadro clínico. O atendimento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Reprodução – A Baeta

Confira a lista das unidades básicas de saúde para atendimento a casos leves de síndromes respiratórias

  • – CS Carlos Macieira – Avenida dos Africanos, s/n – Sacavém
  • – CS Dr Ribamar Frazão Corrêa – Rua Tancredo Neves, s/n – Vila Nova República
  • – CS Fabiciana de Moraes – Rua 3, Qd 7, s/n – Habitat Nice Lobão
  • – CS Genésio Ramos Filho –  Rua 13, s/n – Cohab Anil
  • – CS Laura Vasconcelos – BR-135, s/n, Vila Maranhão
  • – CS Liberdade – Rua Epitácio Pessoa, 323 – Liberdade
  • – CS São Raimundo – Vila Mauro Fecury, s/n – São Raimundo
  • – CS Turu – Avenida 07, S/N, Conj. Hab – Turu
  • – CS Vila Bacanga – Avenida dos Portugueses, s/n – Bacanga
  • – UBS Cintra – Rua da Companhia, 01 – Anil
  • – USF Cidade Olímpica I – Avenida 4, Qd 36, Casa 11 – Cidade Olímpica
  • – USF São Francisco – Rua Raul Azevedo, Qd Z, Casa 15 – São Francisco

Dentre outras medidas anunciadas pela Prefeitura de São Luís, estão incluídas também a implantação de leitos de retaguarda nas unidades mistas Bequimão, Coroadinho, Itaqui-Bacanga e São Bernardo. As unidades estão sendo reestruturadas e reequipadas para que sejam implantados um total de 120 novos leitos clínicos.

Além disso, uma ala exclusiva para atender as crianças que apresentem sintomas da doença, já está sendo preparada em um hospital municipal da rede.

Já temos 93 leitos prontos, somados os leitos do Hospital da Mulher, que são 43 clínicos e 10 UTIs, e os 40 leitos de UTI no Hospital Universitário. Estamos reestruturando e reequipando as nossas unidades mistas. E seguimos implementando outras medidas para garantir a ampliação da nossa rede.

disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A Prefeitura também está garantindo a distribuição de Equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde da rede. Uma ambulância de suporte avançado para reforçar o atendimento do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital, também já foi entregue.

Todo este trabalho faz parte das políticas de saúde para conter o avanço da Covid-19 entre a população de São Luís e reforça a rede de referência, que engloba unidades municipais e estaduais, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias