Telemedicina se torna alternativa diante da pandemia do coronavírus em São Luís
O atendimento pode ser feito por uma chamada telefônica e também por telemedicina onde é direcionado e conversa diretamente com o médico.
Em tempos de isolamento social e quarentena devido a pandemia do coronavírus que assola o mundo, quem não gostaria de ter acesso a um atendimento médico 24 horas por dia?!
Pode parecer utópico, mas essa já é a realidade de muitos e está se tornando cada vez mais comum, inclusive na capital maranhense.
Em São Luís, a Vitalmed, única empresa de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do estado especializada em telemedicina, atua no ramo há 3 anos e há 25 na Bahia, oferece aos associados, um atendimento médico diferenciado, o que inclui clínico geral e pediatras, além de atender qualquer emergência ou urgência, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, 24 horas por dia.
O atendimento pode ser feito por uma chamada telefônica e também por telemedicina, onde o paciente após ser atendido por uma equipe que recebe a chamada telefônica do cliente, é direcionado e conversa diretamente com o médico.
95% dos casos de emergência são resolvidos ainda no local do chamado. No entanto, de acordo com o caso, a equipe médica também se desloca até a residência do paciente para os devidos socorros e quando necessário, conduz o paciente para um hospital, por meio das Unidades Móveis Avançadas.
Para o coordenador médico da Vitalmed, Igor Calegario, a modalidade de atendimento não presencial de uns temos pra cá vem se popularizando por vários fatores. E durante a pandemia da Covid-19, tem se consagrado uma técnica eficaz.
Nesse período de pandemia em virtude do Coronavírus, onde é recomendado o isolamento social, esse tipo de atendimento é fundamental, e tem se consolidado como uma ferramenta muito importante para redução desse tipo de contato. É feita uma triagem, onde a gente consegue realizar o atendimento por telefone e quando necessário, domiciliar, onde o paciente não precise se deslocar a uma unidade de saúde, diminuindo assim o nível do possível contágio. Com essa ferramenta é possível reduzir esse índice de procura e urgência
”, enfatiza Igor.
Para Macau, que reside na Califórnia, mas fez o plano para a mãe que mora aqui em São Luís, a iniciativa inovadora traz muita comodidade aos associados que podem resolver os problemas com uma simples ligação telefônica.
Só tenho a agradecer a Vitalmed por tudo. Minha mãe ta em casa e é super bem atendida. Agora ela está tossindo muito e já foi atendida ontem mesmo. A ligação funcionou. Um serviço que eu sempre encorajo as pessoas a terem
relatou Macau.
Vitalfone
Outro benefício que integra o Serviço de Atendimento Pré-hospitalar da Vitalmed é o Vitalfone, que proporciona aos pacientes orientações médicas, por meio da técnica da telemedicina.
Desde o registro dos casos da pandemia do coronavírus em São Luís, as chamadas simultâneas aumentaram consideravelmente para uma média de 300 ligações diárias, onde o associado pode entrar em contato com médicos para esclarecimento de dúvidas e direcionamento sobre sintomas, utilização de medicamentos, dentre outros procedimentos, de forma imediata.
Todos os associados contam também com o Vital Vantagens, que é um programa de relacionamento, em que o associado tem direito a descontos em laboratórios, clínicas, academias, restaurantes e em diversos estabelecimentos parceiros espalhados pela capital maranhense.
A Vitalmed atende em qualquer lugar, sem custos adicionais de transporte, nem medicamentos e conta com planos a partir de R$ 45,00. Para se associar basta ligar para o número 4020-3215.
Telemedicina durante pandemia
A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (25), um projeto que autoriza o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus. O texto agora segue para o Senado.
O projeto foi apresentado na quarta-feira (18) por um grupo de deputados que definem a telemedicina como: “Exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.
O texto diz que a telemedicina poderá ser usada “em quaisquer atividades na área da saúde”.
A proposta diz ainda que o serviço seguirá padrões normativos e éticos usuais no atendimento presencial, inclusive no pagamento pelo serviço prestado. Pelo texto, o poder público não vai custear ou pagar pelas consultas de telemedicina quando o serviço não for prestado ao SUS