Saiba as orientações sobre o Coronavírus da Assembleia Legislativa e do Sindicato das Empresas de Transportes
Fique atento às recomendações para o transporte coletivo da capital e as definições sobre as plenárias
Com as recomendações e decretos impostos ontem pelo governo, outros órgãos resolveram manifestar seus protocolos e o que deve ser feito para os próximos dias a fim de evitar a propagação do Coronavírus.
A Assembleia Legislativa emitiu uma nota com as orientações que devem ser tomadas na realização de assembleias e a conduta dos servidores.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luis (SET), também informou hoje as medidas que serão tomadas no transporte coletivo da capital
Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luis – ÔNIBUS
O SET recomenda calma e responsabilidade nesse momento, e lembra que até a presente data não há qualquer caso do COVID-19 no Maranhão. As medidas a serem adotadas são para prevenção, para evitar um possível contágio.
O sistema de transporte coletivo não pode parar, até porque o mesmo sustenta a economia nesse momento. Mas nossa orientação para todos é que redobrem os cuidados básicos de higienização dos ônibus, com ênfase na limpeza de corrimões, portas, bancos e janelas; mais vezes ao dia.
Contudo o principal aliado da saúde coletiva é o comportamento individual e consciente de cada usuário do transporte, que não deve tossir sem usar o braço, não circular se estiver com sintomas de gripe e no caso extremo de precisar circular doente, usar máscaras dentro dos ônibus e evitar contato próximo, em especial junto a idosos e grávidas.
Quanto aos motoristas, as empresas já estão circulando informações de como redobrar a higiene pessoal e não manter trabalhando motoristas com sintomas de gripe.
O SET recomenda ainda que, ao entrar nos coletivos, que os usuários evitem ao máximo pegar em corrimões, sempre se higienizando após desembarcar dos coletivos; o álcool em gel é uma solução paliativa, sendo melhor para os usuários lavar bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia.
As dependências dos Terminais de Integração possuem banheiros, que estão sendo limpos e higienizados com uma maior frequência, a título de prevenção.
A Assembleia Legislativa do Maranhão – Sobre o Coronavírus
A Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), por meio da Resolução Administrativa 157/20, adotará, a partir desta terça-feira (17), um conjunto de medidas preventivas contra a infecção e propagação do novo coronavírus (COVID-19), visando garantir a segurança dos parlamentares, servidores e colaboradores do Poder Legislativo.
Durante reunião realizada com diretores da Casa, na tarde desta segunda-feira (16), o chefe do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto, destacou o objetivo das precauções contra a pandemia, apesar de o Maranhão não ter registrado nenhum caso da doença até a presente data.
Assim como nos demais Poderes e em órgãos públicos, estamos, principalmente, limitando o acesso de visitantes e usuários às dependências da Casa. Dessa forma, estamos protegendo os nossos servidores, os deputados e toda a população. É uma decisão que mudará a nossa rotina. Embora provisórias, as determinações buscam o menor impacto possível ao funcionamento do Parlamento
explicou Othelino, acrescentando ainda que o controle do coronavírus só terá sucesso com a conscientização das pessoas e o mínimo de exposição possível para evitar aglomerações.
Principais medidas
Conforme a Resolução, dentre as principais medidas a serem adotadas estão:
- Suspensas de forma temporária o acesso de visitantes e usuários às dependências da Assembleia;
- A realização de eventos coletivos não-diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das comissões;
- Ficam, temporariamente, afastados servidoras gestantes e os funcionários com mais de 60 anos, cujas funções deverão ser exercidas por meio de critérios de execução e controle definidos pela chefia imediata, pelo prazo de 30 dias.
Já as sessões plenárias e reuniões de comissões permanentes e temporárias da Assembleia acontecerão normalmente, porém, sem a presença de público externo. Também ficou definido que servidores, estagiários, terceirizados e demais colaboradores só poderão circular pelas dependências da Casa com o crachá.
Áreas comuns
Para reforçar a higienização das áreas comuns da Assembléia, a Resolução também determina, em caráter de urgência, que a empresa contratada para a prestação dos serviços de limpeza deverá intensificar o fluxo de higienização nos pontos de maior circulação de pessoas, incluindo corrimões, elevadores, banheiros e copas; a disponibilização e o uso de álcool em gel.
Outras ações
Apesar de o Maranhão ainda não apresentar nenhum caso confirmado, por precaução, a Assembleia Legislativa tem adotado uma série de medidas, além da Resolução Administrativa, como o adiamento da quinta edição do programa ‘Assembleia em Ação’, que seria realizada na cidade de Itapecuru, na próxima sexta-feira (20). O presidente Othelino considerou conveniente suspender, temporariamente, o evento, como medida de prevenção contra a pandemia.
Creche-Escola Sementinha
Nesse momento crítico de propagação da Covid-19, a direção da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), decidiu suspender também as aulas no período de 17 a 20 de março. O objetivo é promover o bem-estar dos alunos e funcionários, protegendo-os do coronavírus, que tem acometido milhares de pessoas em todo o mundo, assim como do contágio de viroses em geral. Com a mesma finalidade, a Escola do Legislativo suspendeu as aulas de todos os cursos em andamento e adiou o início dos previstos.
Orientações
Ainda como forma de conter a COVID-19, o Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa tem disponibilizado equipes a fim de prestar orientações e tomar providências pertinentes à propagação da doença, assim como a realização de campanha de divulgação com informações relativas aos procedimentos de prevenção e contenção do vírus.
Faremos uma triagem para evitar que pessoas que viajaram, principalmente para fora do país, tragam riscos. Também estamos orientando os servidores a fazerem a higienização das mãos corretamente com álcool em gel, pedindo às pessoas que evitem aglomeração para que não haja perigo de contágio
esclareceu o diretor de Saúde, Dionílio Costa Jr.