COVID-19

Reunião discute medidas de prevenção contra o novo coronavírus no Maranhão

Entre as propostas definidas, esteve a articulação de capacitações específicas regionalizadas com os agentes comunitários

Foto: Julyane Galvão

Membros da Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão (CIB/MA) se reuniram, nesta sexta-feira (13), em São Luís, para discutir o fortalecimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus nos municípios maranhenses. Entre as propostas definidas pela comissão, esteve a articulação de capacitações específicas regionalizadas com os agentes comunitários e outros profissionais de saúde.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou as medidas que vêm sendo tomadas, como a criação de um centro de testagem, que começa a funcionar segunda-feira (16), na Policlínica Diamante, e a ampliação no número de leitos para receber os possíveis casos de COVID-19, bem como o Plano de Contingência, criado com a contribuição dos municípios e com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Temos um plano elaborado com o objetivo de orientar os profissionais de saúde sobre as formas de notificação dos casos suspeitos, assim como o fluxo de atendimento, a rede de assistência entre outras orientações técnicas para os profissionais responsáveis pelo atendimento nas unidades de saúde. Além do plano, tomamos outras medidas, que demonstram que, mesmo sem termos caso confirmado da doença, estamos preparados para realizar o atendimento”, destacou o secretário Carlos Lula.

O Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão foi elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e com base no modelo de Gestão de Riscos, propõe a identificação de ações de gestão, vigilância epidemiológica e sanitária, assistência à saúde, diagnóstico e educação em saúde, em que contempla os três níveis de resposta e as ações em cada nível, conforme o perfil epidemiológico do momento.

O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems-MA), Vinícius Araújo, reforçou que o alinhamento entre os municípios é importante. “Precisamos ampliar a capacitação dos agentes comunitários de saúde e demais profissionais de saúde nas regionais de saúde. Além disso, é importante fortalecer o atendimento na Atenção Básica e nas Unidades de Pronto Atendimento municipais, por isso esse encontro é ainda mais necessário”, disse Vinícius Araújo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias