Reportagem de Drauzio Varella gera mobilização para envio de cartas à presa trans
Os pedidos do endereço foram tantos que a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo se pronunciou nas redes sociais
O abraço do Dr. Drauzio Varella em Suzy Oliveira, uma mulher trans presa em uma penitenciária do estado de São Paulo, comoveu e tem gerado empatia aos que assistiram à matéria exibida no último domingo (01) pelo programa Fantástico, da TV Globo.
O médico exibiu, em um quadro do programa, histórias de mulheres trans encarceradas. Em um dos momentos mais tocantes, Suzy, uma das mulheres que está presa, conta que não recebe visitas há oito anos e o sentimento que fica é o de solidão. Em resposta, Drauzio lhe dá um abraço.
A atitude do doutor que trabalha como médico voluntário em penitenciárias desde 1989 repercutiu na internet e gerou uma mobilização para que Suzy receba cartas no presídio.
Os pedidos do endereço foram tantos que a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo se pronunciou nas redes sociais informando o endereço para correspondência e confirmando que Suzy não recebe visitas há oito anos.
A abordagem sensível de Drauzio a respeito do caso levou seu nome para os Trending Topics no Twitter. Somente nos presídios paulistas existem 700 mulheres trans em cadeias masculinas.
Endereço para enviar cartas: SUSY DE OLIVEIRA SANTOSCentro de Detenção Provisória II – ASP Willians Nogueira Benjamin de Pinheiros. Av. Dra. Ruth Cardoso, 1501 Vila Leopoldina, SP, 05310-000