Porto do Itaqui cria comitê para enfrentamento da Covid-19
As primeiras orientações são no sentido de se evitar reuniões presenciais e acesso de clientes e fornecedores que não sejam essenciais.
Desde o início da semana, o Porto do Itaqui instituiu o Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias, buscando o enfrentamento do avanço do novo coronavírus no país.
A iniciativa atende as determinações dos órgãos internacionais, federais e estaduais de Saúde e Vigilância Epidemiológica, e segue as determinações do Decreto nº 35.660, assinado pelo governador Flávio Dino, que suspende eventos e determina outras medidas de prevenção e combate à doença.
O Porto do Itaqui atua de acordo com protocolos internacionais de saúde e segurança, mantendo atualizado o seu Plano de Contingência para Assuntos de Interesse Internacional em Saúde Pública e um posto permanente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na área portuária.
Um navio só atraca depois de autorizado pela Agência, responsável pela fiscalização das condições de saúde de tripulação e higiene das embarcações. Com a declaração de pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, esses cuidados estão sendo ainda mais rigorosos.
O comitê, formado por representantes de diversas áreas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), determinou, entre outras ações, o trabalho remoto para grávidas e funcionários com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, a suspensão do acesso e registro de ponto dos funcionários por biometria, viagens corporativas, eventos internos, participação em cursos e seminários, treinamentos e o Programa de Visitas.
As primeiras orientações são no sentido de se evitar reuniões presenciais e acesso de clientes e fornecedores que não sejam essenciais.
Os funcionários em volta de férias ou que apresentem sintomas de gripe (coriza, tosse, febre e dor no corpo) foram orientados a permanecer em casa e procurar, por telefone, o serviço médico da EMAP para receber instruções.
Os serviços de limpeza e higienização foram reforçados com uso de álcool gel em estações de trabalho, maçanetas e prática de portas abertas em todas as dependências sob a gestão da EMAP.
O Comitê está acompanhando a evolução do tema e segue atualizando as medidas e informando colaboradores e comunidade continuamente.