Paciente com suspeita de novo coronavírus apresenta melhora
A mulher recebeu alta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga neste sábado (29) e está em isolamento domiciliar
A Secretária de Estado da Saúde (SES), do Maranhão, tem atualizado diariamente, por meio de nota, as informações sobre o monitoramento do caso suspeito de novo coronavírus no estado. Neste domingo (01), a SES divulgou mais uma nota, informando que a mulher de 22 anos, que esteve no Japão e apresentou sintomas da doença, apresentou melhora, já está sem febre ou tosse.
A mulher recebeu alta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga neste sábado (29) e está em isolamento domiciliar. A SES informou ainda, que todas orientações necessárias sobre o caso foram passadas para a paciente e para sua família, e que o caso continua sendo monitorado.
Confira a nota divulgada pela SES hoje (01) na íntegra:
Outro caso suspeito
Um caso caso suspeito do novo coronavírus que havia sido registrado na noite da sexta-feira (28) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais foi descartado. A paciente, de 49 anos, que chegou da Itália, permanece em monitoramento no Hospital Dr. Carlos Macieira, mas teve diagnóstico confirmado para Influenza A.
Prevenção
As recomendações da OMS para impedir a propagação da infecção incluem: lavagem regular das mãos pelo menos de 2 e 2 horas, fazer assepsia das mãos com álcool gel, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem carnes e ovos, evitar contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosses e espirros.
O Ministério da Saúde está considerando como casos suspeitos o de pessoas que apresentarem febre, tosse e dificuldades para respirar, sintomas semelhantes ao de um resfriado e tiveram passagem ou contato com alguém que esteve nos últimos 14 dias na Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.
Caso manifeste algum desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente na unidade de saúde mais próxima.