Medicina Hiperbárica do HSD: 7 anos de tecnologia a serviço da cicatrização
A Medicina Hiperbárica conta com equipamentos de tecnologia avançada e multiprofissionais especializados para auxiliar todos os serviços do HSD
O Serviço de Medicina Hiperbárica do Hospital São Domingos (HSD) completou sete anos de implantação, na última quinta-feira (12). O HSD é pioneiro na oferta deste tipo de serviço no Maranhão, um grande aliado no tratamento de pacientes com lesões de difícil cicatrização, como pé diabético, fasceítes e queimaduras, além de quadros como osteomielite e outros associados à lesão actínica.
A Medicina Hiperbárica conta com equipamentos de tecnologia avançada e multiprofissionais especializados para auxiliar todos os serviços do HSD e médicos do estado a atender os pacientes, com ênfase em segurança, resolutividade e humanização. A Hiperbárica faz aniversário, mas o presente é de toda a população.
Pionerismo
O Hospital São Domingos é pioneiro na oferta de Oxigenoterapia Hiperbárica e tornou-se referência no tratamento no Maranhão; não apenas pela tecnologia utilizada, mas também pela equipe de profissionais envolvidos; sua infraestrutura, que inclui um Ambulatório de Curativos para acompanhamento da evolução do tratamento de cada paciente; e pelo ambiente planejado para proporcionar tranquilidade, conforto, bem-estar e um atendimento humanizado para os pacientes.
Tratamento
Em modernas câmaras do tipo monoplace e com painel digital, o paciente inala oxigênio puro sob alta pressão enquanto pode apreciar imagens de paisagens naturais e assistir a filmes e programas televisivos de sua preferência. Capaz de curar lesões de difícil cicatrização, este tipo de tratamento é revolucionário por ser completamente indolor e não invasivo e pelos surpreendentes resultados.
A ala de Medicina Hiperbárica comporta quatros equipamentos e possui ainda o espaço para consultas. A previsão é que o hospital adquira mais quatro câmaras para atender à demanda que procura pelo tratamento.
Indicações
Há indicação de utilização da Oxigenioterapia Hiperbárica no tratamento de doenças descompressivas (relacionadas ao mergulho); embolia arterial gasosa (por mergulho, iatrogênica ou idiopática); deiscências e complicações de cirurgias; pancreatites e isquemias pós-transplantes; traumas com lesões por isquemia-reperfusão, com infecção secundária ou com abrasões; infecções de partes moles, como erisipelas, celulites e fasciites necrosantes, feridas refratárias (de difícil cicatrização); enxertos ou retalhos comprometidos; doenças arteriais obstrutivas e vasculites, doenças venosas e linfáticas, osteomielites e infecções em próteses, necrose asséptica de fêmur; queimaduras; lesões actínicas (originadas pela exposição à radiação ionizantes); e infecções odontológicas.
Agendamentos
Para agendar suas consultas e exames, entre em contato com nossa Central de Atendimento no 3216-8100 ou 3216 8595.