COVID-19

HU-UFMA adota medidas de prevenção ao coronavírus

A suspensão temporária de consultas, cirurgias eletivas e visitas estão entre as medidas

Divulgação

O Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), também determinou algumas mudanças durante sua rotina de atendimento como forma de prevenção ao COVID-19 (Coronavírus).

A unidade hospitalar que recebe um expressivo número de pacientes, acompanhantes e visitantes diariamente, está adotando as medidas necessárias com o objetivo de evitar aglomerações.

  • Poi isso suspendeu por prazo indeterminado visitas em todas as unidades. Consultas e cirurgias eletivas também ficarão suspensas por prazo indeterminado. A determinação começou a valer nesta quinta-feira, 19.
  • As consultas estão suspensas a partir do dia 23 de março. Reforça-se que as cirurgias caracterizadas como urgentes pela equipe de saúde continuarão a ser realizadas.
  • Aos pacientes que tem consulta marcada, pede-se que aguardem o contato telefônico da equipe do HU-UFMA informando a hora e data do novo atendimento. É importante ficar atento se o contato telefônico está atualizado no cadastro e, caso não esteja, ligar para 2109-1233 com o número do prontuário em mãos para realizar a atualização (a unidade recebe ligações a cobrar).
  • As cirurgias dos pacientes que já estão internados serão realizadas; os exames de cateterismo, tomografia e ressonâncias que já foram agendados também serão realizados.
  • Serviços como hemodiálise e obstetrícia (atendimentos para gestantes de alto risco) continuarão funcionando normalmente.
  • Visitas Suspensas: visitas aos pacientes internados, de matriciamento, religiosas e de profissionais da imprensa.
  • São autorizadas somente visitas aos pacientes internados nas UTI´S da Unidade Presidente Dutra. Apenas 01 (um) familiar responsável, com permanência de no máximo 30 (trinta) minutos, no horário entre 10h e 12h.
  • Para os pacientes internados nas enfermarias das Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, bem como nas UTI´S do Materno Infantil será permitido apenas 1 (um) acompanhante por turno. O horário de troca para acompanhantes será das 7h às 8h e das 18h às 19h.
  • Nas consultas ambulatoriais será permitido acompanhante somente para os pacientes que tiverem dificuldade de locomoção. Pacientes com exames agendados na Unidade de Diagnóstico por Imagem, poderão ter apenas 1 (um) acompanhante.
  • O acesso ao hospital será permitido somente no horário da consulta/exame. Não será permitida a permanência na recepção e/ou em salas de espera, evitando aglomeração.

Todas as ações fazem parte do Plano de Contingência para que o HU-UFMA, se necessário, consiga atender a demanda por tratamento para complicações respiratórias decorrentes da infecção por novo Coronavírus.

As medidas tem como objetivo diminuir a propagação de doenças e resguardar a saúde da população, reforçando a orientação para que as pessoas permaneçam em casa e tomem as medidas de cuidados pessoais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias