Cuidados iniciais podem reduzir em 80% casos de cegueira, segundo OMS
O mês de conscientização a saúde visual, traz um importante aliado a prevenção, a optometria, ciência que também é comemorada mundialmente no dia 23.
Para muitos a palavra “optometria” ainda é desconhecida, a prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados vai muito além do simples contato com o paciente.
Os chamados optometristas estão na linha de frente para cuidados iniciais, são eles os grandes responsáveis em fazer a prevenção de casos que poderiam ser mais graves.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 0,75% da população possui cegueira, em números isso representa que 1.577.016 de indivíduos sejam cegos. Resultado esse que poderia ser bem menor caso tivessem sido diagnosticadas a tempo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira no mundo podiam ser evitados, a principal causa os erros refrativos. No estudo revela que 517 milhões de pessoas possui deficiência na visão de perto devido à falta de compensação da presbiopia.
O presidente do Sindicato dos Ópticos e Optometristas Contatólogos Ortopticos do Maranhão (Sinoocoma), Danilo Tigre, aponta as causas para um número tão alto de brasileiros cegos.
“A falta de avaliação primária é sem dúvida a maior causa para esse cálculo tão alto. Nos últimos dez anos, o número de profissionais dobrou, esse número tem diminuído após o acesso, o que vem mudando após as universidades formarem cada vez mais novos profissionais”, explica.
A OMS disponibiliza um programa distribuído em vários países chamado “20/20” que trabalha na erradicação da cegueira mundial, o Brasil acabou não adotando a medida, o programa se encerra este ano.
A Organização tem como o primeiro agente da saúde visual, o optometrista, já que são eles os responsáveis pelas ações primarias da visão, reduzindo as chances da cegueira como por exemplo da catarata. O diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de evitar problemas maiores futuros.
“É na ação primaria da visão que se faz todo esse trabalho de prevenção contra a cegueira e contra outras enfermidades que venha acarretar o olho humano, então é importante que toda a sociedade, crianças, adultos que façam os exames preventivos.” revela o vice-presidente do Sinoocoma Valmir Oliveira.
Comemorado no dia 23 de março, o dia mundial do optometrista ainda traz muitas dúvidas. A ciência tenta vencer barreiras e concentrar-se de maneira crescente na cobertura universal da saúde, atualmente no Maranhão existem 500 optometristas capacitados para atendimento ao público, carreira essa que tem ganhado maiores dimensões.
“A cada dia que passa a procura pelo optometrista tem aumentado, até por que a área é mais acessível, após a avaliação o paciente recebe ou não o encaminhamento para atenção secundaria que será oftalmologista”, disse Danilo Tigre.
A optometria funciona como recurso dos cuidados primários em países desenvolvidos e também em nível secundário, como parte de equipes multidisciplinares.
De acordo com o presidente do Sinoocoma a estimativa é que dobre o número de profissionais até 2024, já que grandes redes universitárias estão abrindo os cursos, somente na região nordeste já existem três cursos de optometristas disponibilizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação, o MEC.
Para os próximos anos, as expectativas nas eras são bastante animadoras como a implantação desse recurso no Sistema Único de Saúde pelo programa “Previne Brasil” pelo governo federal através do Ministério da Saúde. Programa que deve ser implantado na maioria das cidades do país com o intuito de garantir a acessibilidade a saúde primaria, com prevenção e diagnostico antecipado.
A optometria possui várias ramificações, além das patologias precoces ela também possui a comportamental, através de exercícios próprios, estímulos enviados para o cérebro, dessa forma o paciente terá novas conexões neurais possibilitando reativação nas falas e áreas especificas do cérebro.
O optometrista Comportamental, que também é conhecido como neurooptometrista traz esperanças para pacientes como por exemplo pacientes que sofrem de ambliopia, ou popularmente chamado como “olho preguiçoso” geralmente diagnosticado em crianças logo nos primeiros anos de vida, anteriormente era tratado somente até os 10 anos de idade, com o avanço da optometria a disfunção dos olhos pode ser tratada sem limite de idade.
“Hoje a missão da optometria é estar em contato com todos os municípios do brasil, levando a atenção primária da visão a toda a população com o reconhecimento precoce, reduzindo a cegueira evitável e levar a compensação ótica paras aquelas pessoas que não conseguem trabalhar ou estudar pelo simples fato de não terem o atendimento necessário para então garantir seus óculos”, afirma Danilo.
No Maranhão atualmente as crianças, mulheres e idosos são os mais preocupados com a saúde visual, são eles quem mais procuram tratamentos e dessa forma garantir uma maior atenção aos olhos. O que é diferente ao público masculino que tem uma menor procura e por sua vez acaba tendo um diagnostico muito mais tardio.
Com a pandemia do Covid-19, o presidente, revela a importância de seguir as medidas da OMS e do governo através do ministério da Saúde, que como cuidados básicos tem: não levar as mãos na boca, nariz e olhos, já que são as principais áreas por onde ocorrem a contaminação, já que servem como portas de entrada para o vírus, pois são locais de alta concentração de mucosa.
“Tanto para a população como para os profissionais da saúde que precisam ter o cuidado redobrado nesse momento crítico da saúde, caso o vírus não seja controlado, pode haver uma superlotação do sistema de saúde”, conclui o presidente.