SAÚDE DOS OLHOS

Da irritação a cegueira: os riscos do uso inadequado de lentes de contato

o uso inadequado do acessório pode trazer uma série de riscos à saúde do usuário

Divulgação

Cegueira

Divulgação

Igor Allamo explica que a cegueira seria o último estágio de um uso inadequado ou da falta de cuidado com a lente de contato. Por isso, mesmo as informações sobre os cinco problemas citados acima devem ser bem observadas para que se evite um problema irreversível. Ele, ressalta que, as lentes podem ter prazos de validade mais curtos, no caso das lentes descartáveis, ou ser de longa duração. O ideal, segundo o médico, é ficar atento aos sinais e não se descuidar.

“Respeitar esses prazos é essencial, pois alguns pacientes só fazem a troca quando começam a sentir algum incômodo. O problema é que, com o passar do tempo, esse comportamento recorrente leva a quadros de desconforto rotineiros e o paciente tende a ficar relapso. E aí, o incômodo, utilizado como termômetro, pode representar um comprometimento já existente, que leva à perda da qualidade da lente”, destaca.

Mais recomendações

O especialista chama a atenção também para o uso de lentes coloridas, que independentemente do uso diário ou esporádico, devem ser higienizadas constantemente. “As lentes coloridas podem gerar complicações muito maiores, pois os pacientes não estão preparados, compram as lentes em qualquer lugar – muitas vezes, na internet, sem se atentar para as informações dos fabricantes – e desconhecem os procedimentos básicos de limpeza. Não é por não ter grau que a lente é confiável”, pontua.

Ainda de acordo com o oftalmologista, o ideal é que adolescentes com menos de 15 anos de idade não usem lentes de contato, pois os pacientes mais jovens não possuem maturidade suficiente para identificar possíveis complicações. “Por mais que os pais controlem e fiscalizem, se o próprio paciente não reconhecer um sinal incomum que pode indicar problema, a situação pode provocar complicações sérias”, enfatiza o médico.

Igor Allamo orienta ainda que a escolha da lente leve em conta as informações mais claras possíveis sobre a fabricação e a origem. Por fim, ele frisa que em todo os casos, a dica é sempre a mais é bem simples: uma boa conversa com um oftalmologista de confiança, antes da compra e do uso e, claro, se perceber algo estranho durante o uso. “As lentes de contato facilitam muito o dia a dia das pessoas que têm problemas de visão, como a miopia e o astigmatismo, sem contar a parte estética. Porém, sem orientação e consultoria especializada, algo que deveria ajudar pode se tornar um problema grave”, conclui.

« Anterior5 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias