SAÚDE DOS OLHOS

Da irritação a cegueira: os riscos do uso inadequado de lentes de contato

o uso inadequado do acessório pode trazer uma série de riscos à saúde do usuário

Divulgação

Usar lentes de contato é algo fácil e prático, tanto que as lentes se popularizaram no Brasil e no mundo nos últimos 10 anos, em especial. Porém o uso inadequado do acessório pode trazer uma série de riscos à saúde do usuário: de simples irritações oculares e de conjuntivites alérgicas até úlceras de córnea e até cegueira.

O médico oftalmologista Igor Allamo, do Hapvida Saúde, lembra que nem todas as pessoas são aptas a fazer o uso das lentes. “Para suportar o material artificial das lentes de contato, os olhos precisam ser saudáveis. Quem tem, por exemplo, doenças na córnea, algum tipo de irritação crônica ou sofre com inflamações, automaticamente não deve usar as lentes de contato, o que pode agravar os sintomas mencionados”, comenta Allamo.

Divulgação

Para saber se é apto a usar lentes de contato, o médico orienta que o paciente deve primeiro ir até o consultório de um especialista. Uma vez autorizado, então, com orientação médica, é possível adquirir as lentes mais adequadas a cada caso. O especialista lista seis principais problemas que podem ser causados a quem usa lentes de contato de forma inadequada e de procedência duvidosa.

Irritações no globo ocular

Divulgação

De fácil colocação e manuseio, as lentes de contato não devem provocar incômodos ou irritações. Se isso ocorrer, ao menor sinal, é preciso ir ao oftalmologista para saber se houve alguma lesão na córnea ou, no mínimo, uma agressão aos olhos.

Diminuição do oxigênio na córnea

Divulgação

De acordo com o oftalmologista, o uso da lente de contato, impede automaticamente, que a córnea receba o oxigênio direto. “Ás vezes, a pessoa até dorme com a lente de contato, o que faz com que a córnea fique como que envelopada, impenetrável. Isso faz com que ela fique fragilizada, irritada, levando ao terceiro risco, que são as lesões”, explica.

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias