Criança é internada com suspeita de H1N1 em São Luís
O pai da criança informou que ele contraiu a doença após voltar para a escola
Uma criança de 7 anos passou cerca de 14 dias internada no UDI Hospital com a suspeita de gripe H1N1. Ele apresentava sintomas como tosse, vômito, diarreia e febre alta. O menino recebeu alta na manhã desta sexta-feira (14).
À redação do jornal O Imparcial, o pai da criança informou que ele contraiu a doença após voltar para a escola, pois os primeiros sintomas apareceram uma semana depois do início das aulas, no fim do mês de janeiro. Após passar por exames, a criança foi diagnosticada com o vírus influenza A, mas não fez o exame que detecta o tipo de vírus.
O UDI Hospital se manifestou por meio de nota e informou que não houve a necessidade de um outro exame complementar devido a boa evolução clínica do caso.
O UDI Hospital informa que registrou um caso de uma criança com exame positivo para o vírus Influenza A. O caso foi devidamente notificado e iniciado o tratamento precoce. Não houve necessidade de outro exame complementar dada a boa evolução clínica do caso. A criança obteve alta hospitalar e encontra-se em tratamento domiciliar.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também se manifestou por meio de nota e informou que o caso está sob investigação, conforme protocolo, e não há, ainda, confirmação para H1N1. Esclarece, também, que o paciente apresentou quadro de influenza/gripe, muito comum nesta época do ano.
Ainda de acordo com o pai da criança, sua outra filha de apenas 3 anos, também apresentou os mesmos sintomas da doença que foram confirmados através de exames que detectaram que a menina está infectada com a gripe Influenza A do tipo H1N1, também conhecida como gripe suína.
Com a chegada do período chuvoso, o número de crianças em hospitais da região com sintomas relacionados a doença aumenta, juntamente com a preocupação dos pais. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas devem lavar bem as mãos, manter ambientes arejados e evitar grandes aglomerações.
A doença
A gripe H1N1 é uma doença provocada pelo vírus de mesmo nome, cujos sintomas são semelhantes aos da gripe comum. Ele integra o time dos vírus influenza tipo A, do qual o H3N2 também faz parte. Esse agente infeccioso, aliás, parece ser mais perigoso para os idosos.
O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais grupos de risco da gripe H1N1 são grávidas, crianças, idosos e doentes crônicos.