SAÚDE DO PET

Saiba como prevenir e tratar a gripe em cachorros

Gripe canina acomete animais de diferentes raças e idades. Transmissão ocorre por conta do contato animal

A validade de cada exame também vai se encaixar na questão de faixa etária, espécie e comorbidade de cada animal. (Foto: Reprodução)

Ao contrário do que muitos pensam, os cães, assim como os seres humanos, podem contrair gripe. Essa virose, que pode ser conhecida por traqueobronquite ou simplesmente gripe canina, é uma patologia encontrada principalmente em cães que vivem ao relento.  Essa enfermidade ocorre devido a três agentes, sendo dois vírus extremamente contagiosos que se chamam Parainfluienza e Adenovirus e uma bactéria de nome Bordetella que é classificada como uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano). Essa doença ocorre principalmente quando há uma queda brusca na temperatura do meio onde o cão vive.

A gripe canina acomete animais de diferentes raças e idades. A transmissão ocorre principalmente por conta do contato de um animal infectado com o outro. A alimentação e o manejo do animal irá colaborar muito para que o animal tenha um bom sistema imunológico, acarretando uma barreira contra a entrada do vírus da gripe. Os animais que mais são encontrados com a virose são os cães de rua, que ficam mais expostos ao contato com grande mudança climática. Essa enfermidade precisa ter uma atenção especial, já que a mesma pode evoluir para um quadro de pneumonia.

Sintomas

Os sintomas da gripe canina se assemelham muito aos dos seres humanos. O vírus se mantém incubado de 2 a 5 dias no organismo do animal, vindo a ser sintomática no  sexto dia após a exposição. Os principais sintomas da doença são: Corrimento nasal intenso; desidratação; olhos lacrimejando intermitentemente; pode apresentar ou não vermelhidão nos olhos; espirros; tosse seca; anorexia (perda do apetite); febre; fraqueza; depressão; respiração rápida e superficial.

Como dito anteriormente, os animais que estão com deficiência no seu sistema imune são os mais susceptíveis para contrair a gripe canina. Nos cães idosos e nos cães filhotes tem que haver um manejo correto para prevenir a virose.

Tratamento

O tratamento dessa enfermidade é de suma importância para que o quadro não piore. A terapia utilizada usualmente pelos médicos veterinários, visam combater a desidratação, usando também medicamentos prescritos pelos mesmos, no sentido de recuperar o organismo debilitado. A nebulização também é uma prática bastante usada pelos profissionais para que aconteça um melhor conforto na respiração do animal.

Prevenção

A prevenção dessa doença é basicamente praticar o manejo correto dos animais. Evitar ao máximo que o cão fique na chuva sem nenhum abrigo, expor o animal a ventos fortes, como também, a locais com a temperatura bem baixa, ex: ar condicionado. Um animal que apresenta qualquer tipo de conduta anormal, deve ser separado dos demais animais, evitando assim, uma disseminação da doença. Jamais medique ou tome qualquer atitude sem a consulta de um médico veterinário. Como qualquer doença, quanto mais rápido for diagnosticado, mais chance o animal tem de ter um prognóstico bom, consequentemente uma melhora do quadro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias