CALOR

Veja cuidados com a desidratação

Essa época do ano é muito propícia a desidratação

Reprodução

Você sabia que essa é a época do ano em que os riscos de desidratação e doenças relacionadas ao calor são maiores? “Por isso, é importante sempre levar uma garrafinha consigo. E ingerir a quantidade de água recomendada por dia”, aconselha a nutróloga Nívea Bordin. Sim, pode parecer óbvio, mas ei, você bebeu água nos últimos 30 minutos?

De acordo com ela, o volume do líquido que devemos tomar varia conforme o peso da pessoa. Uma mulher de 62 quilos, por exemplo, precisa de 2.170 mililitros de água por dia. Os sintomas mais conhecidos da desidratação são pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre, e olhos fundos. Os casos mais graves envolvem a queda na pressão arterial e até desmaios. Preste atenção nos seguintes sintomas:

Sonolência

“Em um quadro de desidratação, perdemos sais minerais e líquidos orgânicos, o que consequentemente também diminui o volume do sangue”, diz Nívea Bordin. E com menos sangue, o transporte de oxigênio pelo corpo fica prejudicado, afetando a absorção de nutrientes. Tudo isso pode gerar certa fraqueza e sonolência.

Suor de menos

Tudo bem, a gente sabe que muita gente gostaria de suar um pouco menos, não é mesmo? Pois saiba que isso é um perigo, e pode indicar a falta de água no organismo. “Inclusive também é comum ter olhos, boca e mucosas mais secas”, afirma a nutróloga.

Xixi escuro

Se toda vez que você vai ao banheiro, percebe que a urina está muito amarela e com um cheiro bem forte, fique atenta: significa que você precisa de mais líquido no corpo. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias