SAÚDE

Ação do mês de Dezembro Laranja contra o câncer de pele

A atividade prevê cerca de 200 atendimentos

Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Maranhão, realizou no último sábado (7), atendimento dermatológico no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), com foco na prevenção do câncer de pele em ação do Dezembro Laranja. A atividade prevê cerca de 200 atendimentos.

“A ação é para diagnosticar pacientes que tenham prováveis lesões que possam ser diagnosticadas como câncer de pele. Todas as pessoas que têm manchas de pele identificadas são convidadas a comparecer ao Hospital Dr. Carlos Macieira para fazer a avaliação”, explicou o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de pele no Brasil é de 165.580, sendo 85.170 homens e 80.140 mulheres. O número de mortes em consequência da doença chega a 1.958, sendo 1.137 homens e 821 mulheres.

Entre os fatores de risco para doença estão a exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas), principalmente na infância e adolescência. Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele. Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol são mais vulneráveis ao câncer de pele não-melanoma. Outros fatores de risco incluem indivíduos com sistema imune debilitado e exposição à radiação artificial.

O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo apresenta-se como manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram. Para os casos de feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, deve-se procurar o médico dermatologista para avaliação e diagnóstico.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias