ATIVIDADE

A importância dos exercícios anaeróbicos

Exercícios anaeróbicos funcionam o nível de intensidade é tão alto que a frequência cardíaca sobe muito

Reprodução

Os exercícios anaeróbicos fazem com que nossos músculos consumam combustível de maneiras que não exigem a presença de oxigênio. Um exercício anaeróbico se baseia em um conjunto exclusivo de processos metabólicos descritos resumidamente abaixo. Esses processos ocorrem quando nossos corpos estão se movendo em um nível de intensidade que empurra nossa frequência cardíaca acima de 80% de sua velocidade máxima. Entenda mais os exercícios anaeróbicos.

O que são exercícios anaeróbicos?


Os exercícios anaeróbicos podem beneficiar nossa saúde em geral e podem fornecer excelente suporte a um regime de condicionamento bem equilibrado. Mas à medida que você adiciona um componente anaeróbico à sua rotina, pode ser útil saber mais sobre o que essas vias anaeróbicas fazem para nosso corpo e por que as temos em primeiro lugar.

Uma melhor compreensão da atividade muscular anaeróbica pode ajudá-lo a aumentar a força durante curtos períodos de atividade intensa, o que pode ter um efeito poderoso no treinamento esportivo.

Como funcionam ?

À medida que começamos a nos exercitar e aumentamos constantemente nossos níveis de atividade, nossa frequência cardíaca acelera para acompanhar a crescente demanda de oxigênio e combustível do nosso corpo. Para funcionar, as células musculares necessitam de oxigênio (fornecido pelos pulmões) e energia, que é inicialmente fornecida pelo glicogênio armazenado no tecido muscular.

Uma vez que o glicogênio muscular é esgotado, o corpo se transforma em glicose fornecida pelo fígado e gordura retirada do armazenamento e metabolizada na presença de oxigênio.

Durante os exercícios anaeróbicos, em que a frequência cardíaca fica abaixo de 80%, nossos músculos dependem do oxigênio e dessas três fontes de combustível: glicogênio, glicose e gordura. Todos os três são usados ​​ao longo do tempo. Quando precisamos de uma súbita explosão de velocidade, as vias aeróbicas são contornadas e nossos músculos captam essas reservas usando um processo não dependente de oxigênio ou anaeróbico.

Quando pressionamos nossa frequência cardíaca acima de 80%, essas vias anaeróbicas são ativadas. Quando isso acontece, passamos por uma poderosa explosão de força que pode durar apenas alguns segundos ou cerca de dois minutos. 

Isso causa uma sensação de queimação em nossos membros que coincide com a exaustão quase imediata e a completa falência muscular.

Benefícios

Os exercícios anaeróbicos podem aumentar a força muscular, que é uma das principais razões pelas quais ele é adotado por treinadores em todos os lugares. O treinamento anaeróbico regular também melhora e condiciona as fibras musculares especializadas que são acionadas quando o corpo precisa dessas pequenas reservas de fosfato e glicogênio.

Quando a via anaeróbica entra em ação, músculos de contração rápida bem desenvolvidos são mais rápidos para responder e melhor recuperados depois.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias