HIGIENE DO SONO

Melhore a qualidade do soninho do seu filho

Pediatra explica porque é essencial o bebê ter rotina quando o assunto é a hora de dormir

Reprodução

A maioria dos especialistas concordariam com a afirmação que dormir bem é imprescindível para o desenvolvimento da criança da infância à adolescência. É ao dormir que acumulamos conhecimento e formamos a memória. Já o sono desajustado ou abaixo do tempo recomendado – para bebês recém-nascidos até 14 a 17 horas; para bebês de 12 a 15 e para crianças de 8 a 11 horas por dia¹ – pode trazer problemas futuros como déficit de atenção e dificuldade de aprendizado na vida escolar. Mas como os pais podem incentivar uma rotina de descanso saudável? Para a pediatra Denise Katz (CRM 63548-SP), o ideal é criar o hábito logo cedo ou promover a higiene do sono quando o caos já está instalado. Aprenda em passos simples como colocar em ordem o descanso do seu filho:

Para um bom soninho, opte sempre por lugares mais tranquilos

Escolha sempre o melhor ambiente para o melhor sono do seu bebê. Por mais que o seu filho consiga dormir em locais claros e barulhentos, quando o ambiente é escuro e calmo o sono dele tende a ser mais tranquilo e duradouro. A temperatura do local também interfere no bom soninho. Escolha sempre lugares arejados!

Estipule todos os dias o mesmo horário como hora de dormir

A criança precisa, desde muito cedo, entender que todas as atividades como comer, brincar, tomar banho e dormir têm horários. Além disso, ao contrário do que pensam dos papais, não é dormindo tarde que as crianças vão acordar mais tarde.  Pelo contrário, quando a criança vai muito cansada para a cama, é provável que não tenha um sono tranquilo e acorde antes das horas necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, estipule horário sempre o mesmo horário e opte por períodos por volta das 20 horas.

Eletrônicos devem ser evitados até 1h antes da naninha

A luz emitida pelos eletrônicos interfere no relógio biológico afetando a percepção do cérebro sobre ser noite ou dia.  Além disso, a chamada luz azul — emitida por aparelhos como televisores, celulares e tablets — inibem a secreção da melatonina, hormônio que estimula o sono no nosso corpo.

Crie rotinas relaxantes para acalmar a criança antes de dormir

O momento de dormir nem sempre é tranquilo para a criança, pois elas gostam de estar acordadas e presentes na rotina dos pais. Criar ‘ritual’ pré-sono pode ajudar para que este momento seja mais tranquilo e bem aceito pelas crianças. Os pais podem começar com um banhinho relaxante, seguido de um chazinho e histórias e músicas serenas.

Entenda o sono do seu filho

É importante observar o sono do seu filho, para entender a rotina de sono dele e garantir que ele durma a quantidade de horas adequada para a idade dele. Um bebê de 1 ano deve dormir 14 horas de um período de 24. Se ele dorme pouco pela manhã, deve compensar o resto à noite.

Nariz tampado e sono não combinam!

Não conseguir respirar, deixa os pequenos cansados e irritados durante o dia, dificulta sua alimentação e, à noite, atrapalha o sono. Por isso, quando seu filho estiver congestionado utilize a aspiração nasal como sua aliada. Um estudo analisou que o método melhorou em até 67% o período de sono tranquilo.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias