Você sabe o que é gordura trans? Entenda quais os riscos do consumo em excesso
Com o propósito de melhorar e conservar por mais tempo os alimentos, a gordura trans tem impactos diretos no organismo de quem a consome.
Surgindo como substituta da gordura animal, a gordura trans está presente em alimentos industrializados. Com o propósito de melhorar e conservar por mais tempo os alimentos, a gordura trans tem impactos diretos no organismo de quem a consome.
Mas afinal, de que é feita essa gordura e quais os riscos ao consumi-la?
A gordura trans é feita a base de óleos vegetais, e é originada a partir de um processo industrial de alimentos conhecido como hidrogenação parcial, que adiciona moléculas de hidrogênio na estrutura insaturada dos ácidos graxos, tornando-os saturados e aumentando dessa forma o seu ponto de fusão.
Com a gordura parcialmente hidrogenada é possível produzir alimentos mais crocantes e cremosos como sorvetes, biscoitos recheados e margarinas.
Riscos
O grande consumo da gordura trans aumenta os riscos de doenças como infarto e derrame. Isto ocorre porque ocorre um acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, resultando em um processo inflamatório, a aterogênese.
A placa de ateroma, produzido pela inflamação pode se deslocar nos vasos sanguíneos, aumentando ou diminuindo o fluxo de sangue para importantes órgãos do corpo.
Além disso, eleva as taxas de colesterol ruim, o LDL, devido a diminuição das atividades no fígado, o que faz com que o colesterol bom, HDL, continue circulando no organismo, acumulando no plasma e elevando o risco de doença arterial.
O HDL que auxilia na remoção das moléculas de colesterol dos vasos sanguíneos, é reduzido com a ingestão da gordura trans.
O consumo também é prejudicial a gestantes e lactantes. Alguns estudos científicos sugerem que a gordura trans é transferida através da placenta para o bebê. Quanto maior o consumo de alimentos ricos em gorduras trans na gestação, maior o risco de transferir a gordura trans ao bebê.
Alimentos que possuem gordura trans:
- margarinas sólidas ou cremosas
- recheios de biscoitos
- salgadinhos de pacote e congelados, como salgadinhos de festa
- pizza congelada
- pastéis
- macarrão instantâneo
- sopas e cremes em pó
- coberturas
- sorvetes
- pães
- alimentos pré-assados ou fritos
- bolos
- tortas
- pipoca de micro-ondas
- glacê pronto para consumo