MARANHÃO

Estado registra 44 casos de meningite nos últimos meses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) assegura que não há vínculo epidemiológico entre os casos no Maranhão, de modo que não é possível falar em surto da doença

Reprodução

Um comunicado divulgado por uma escola da região metropolitana de São Luís, nesta semana, acendeu o sinal de alerta para a população que vez por outra se depara com diagnóstico de meningite na cidade.  No comunicado, a escola particular informa que um de seus alunos da educação infantil foi diagnosticado com meningite viral e que providências estavam sendo tomadas pela escola no sentido de garantir o bem-estar da comunidade escolar.

Também nesta semana (dia 27), uma mulher de 24 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Operária com suspeita do caso (está sendo aguardado o resultado da coleta dos exames).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste ano foram notificados em todo o estado 124 casos entre suspeitos e confirmados da doença, sendo 44 confirmados e 13 óbitos. Na capital foram 14 casos, com 5 óbitos. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) assegura que não há vínculo epidemiológico entre os casos de meningite no Maranhão, de modo que não é possível falar em surto da doença, o que aconteceu pela última vez em 2012 no estado“, inicia a nota enviada pelo órgão. “Por essa razão, a SES ressalta que não há indicação de fechar escolas e creches, mas reforça a importância de manter medidas preventivas como a vacinação de bebês (3, 5 e 12 meses) e adolescentes (11 a 14 anos incompletos), além de manter ambientes ventilados e a lavagem das mãos. Por fim, a Secretaria comunica que todos os casos notificados são investigados e as medidas de prevenção e controle adotadas”, finaliza.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.  Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal. No ano passado, o Ministério da Saúde, na campanha anual contra a meningite, ampliou a faixa etária da vacinação para meninos e meninas de 11 a 14 anos, que antes era só para meninas e meninos de 12 a 13 anos. A vacina contra o meningococo C é oferecida gratuitamente nos postos de saúde, para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos.

Sintomas e diagnóstico do meningococo C

Os sinais e sintomas iniciais da doença meningocócica podem ser confundidos com outras doenças infecciosas. 

O paciente também pode apresentar manchas roxas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. 

Após 15 horas, o quadro geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de morte. Essa rápida evolução e início abrupto podem levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. 

Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento à base de antibióticos, ou ser fatal.

Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem dores locais (costas, nos músculos ou pescoço); no corpo (calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor); no aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito;  na pele: erupções avermelhadas ou manchas vermelhas; também é comum o enfermo ter alimentação insuficiente, confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.

Prevenção
A vacina para os sorogrupos A, C, W e Y pode ser utilizada a partir dos 2 meses de idade e, também, para adolescentes e adultos.  Já a vacina para a proteção contra a doença meningocócica causada pelo meningococo B é indicada para indivíduos dos dois meses aos 50 anos de idade.  Nos postos de saúde, a vacina contra o meningococo C é gratuita, para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias