A importância do outubro rosa na prevenção do câncer de mama
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama
Anualmente, a engenheira Júlia Silva, 31 anos, faz visita ao ginecologista para o checape geral. Ela também não se descuida nem um mês de fazer o autoexame da mama durante o banho, colocando em prática o que sua médica orienta a cada consulta. Toda essa preocupação e cuidado de Júlia é saudável, principalmente por já ter perdido a avó para o câncer anos atrás.
Embora o autoexame não permita fazer o diagnóstico do câncer, ele ajuda as mulheres a conhecerem melhor seu corpo, permitindo deixa-las atentas a possíveis alterações que possam surgir na mama.
A recomendação é que a apalpação dos seis seja feita do quinto ao sétimo dia após a chegada da menstruação. Para examinar a mama esquerda, deve-se colocar a mão esquerda atrás da cabeça e apalpar com a direita e vice-versa.
“Não se deve ter medo de se tocar. Sempre digo para as pacientes que elas podem sentir algumas nodulações na mama que vão estar lá no mesmo lugar todos os meses. Elas devem estar atentas às mudanças e serem capaz de notar quando elas ocorrerem”, explica a ginecologista Márcia Priscila.
A médica completa que a mulher deve escolher um dia do ano para fazer seus exames de rotina, não sendo apenas no mês de outubro. “O Outubro Rosa é para chamar a atenção da necessidade da prevenção do câncer de mama, mas cada uma escolhe o dia e o mês que deseja para sua consulta”, pontua. Quando é identificada alguma alteração nos seios, a visita ao médico pode ser a cada três ou seis meses, dependendo do caso.
INCENTIVO
A Clínica Cegine (Jaracaty) realiza durante todo esse mês ações voltadas para a campanha do Outubro Rosa. Na tarde desta sexta-feira, 05, as pacientes puderam realizar limpeza de pele e maquiagem, gratuitamente. A esteticista Michernanda de Jesus conta que muitas vezes as mulheres deixam de olhar para si mesmas, perdendo a autoestima. “Ações como essa são importantes porque proporcionam um dia diferente, resgatando o interesse pelo cuidar-se e fazendo com elas percebam como são lindas”.
OUTUBRO ROSA
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.