SAÚDE

Quem se preocupa com os dentes dos índios?

“Estou muito mais nova!”, disse Edileusa Bento Guajajara, olhando no espelho e se deparando pela primeira vez com a prótese dentária.

Reprodução

A Carreta da Saúde Bucal está percorrendo o interior do Maranhão, na área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena Maranhão (DSEI/MA), onde realiza em média 120 atendimentos diários, além dos 50 realizados por trabalhadores do próprio DSEI. A atividade faz parte do Projeto Sesai em Ação – Saúde Indígena Brasil Adentro.

“Estou muito mais nova!”, disse Edileusa Bento Guajajara, olhando no espelho e se deparando pela primeira vez com a prótese dentária confeccionada pelos profissionais da Carreta da Saúde Bucal.

A confecção de próteses parciais ou totais foi um dos serviços mais procurados, com 466 peças produzidas e entregues em pouco mais de duas semanas. “A gente via muita gente até com vergonha de sorrir e que agora vai melhorar não só a autoestima, mas também a alimentação”, destacou a enfermeira Tairini Lopes Guajajara, que atua na assistência a seu povo e participou de ações de educação e prevenção em saúde quando a Carreta esteve na Aldeia Bacurizinho.

A Carreta da Saúde Bucal é um caminhão adaptado e acessível para a realização de procedimentos clínicos odontológicos. O veículo é composto por cadeiras odontológicas, aparelhos de ultrassom, compressores, ar condicionado, frigobar, central de autoclave, laboratório de prótese dentária, bancada com pias, armários e escovódromos. Além desses equipamentos, o caminhão transporta todos os insumos necessários para a realização de todo o atendimento disponível em qualquer consultório fixo. Ela permanece no Maranhão até o dia 26 de agosto, atendendo indígenas das aldeias Angico Torto e Lago Branco, no município de Arame.

No total, estão sendo beneficiadas cerca de 16 mil pessoas, residentes em sete aldeias maranhenses.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias