As doenças mais comuns provocadas pela má alimentação
Obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol são algumas das doenças causadas pela falta de cuidado com a alimentação
A correria do dia a dia muitas vezes interfere em uma alimentação pontual e equilibrada, e isso consequentemente reflete na saúde, causando sérios problemas. A má alimentação então se torna algo tão instintivo e habitual que, de alguma forma, a saúde acaba sendo negligenciada.
Segundo a nutricionista Daniele Salgado, “as consequências de uma alimentação rica em carboidratos, frituras e alimentos cheios de conservantes, é exatamente o aparecimento das chamadas doenças crônicas não transmissíveis”.
Doenças mais comuns causadas pela má alimentação
Obesidade: gordura corporal excessiva, devido ao consumo exacerbado de calorias e ao sedentarismo que também ajuda o problema a se tornar mais grave.
Diabetes: a insuficiência ou falta de produção de insulina faz com que haja o aumento da glicose. A tipo II é resultante de excesso de peso ou obesidade. Essa doença exige um cardápio especial e o acompanhamento de um profissional.
Hipertensão: é o consumo excessivo de sal na alimentação, provocada facilmente pelo consumo de alimentos em conserva. Hipertensão pode se desenvolver de forma adquirida ou ser de caráter hereditário.
Colesterol elevado: origina-se através do organismo e os alimentos ingeridos. Sua causa é o entupimento das veias e artérias, podendo resultar em infarto ou derrame.
É a conveniência de comer alimentos em conserva, “fast food” (que é rico em carboidratos) e frituras que traz severas consequências à saúde. O alimento em conserva, por exemplo, é o maior causador do câncer de estômago, onde os homens são as maiores vítimas. Esse câncer demora anos para se desenvolver e raramente apresenta algum sintoma que demonstre alteração no organismo. Muitas vezes, a doença passa despercebida.
Além do câncer, outras doenças também são provocadas pela má alimentação. Como gastrite, doenças degenerativas, prisão de ventre, anemia nutricional e outras.
Medidas simples para prevenir doenças causadas pela má alimentação
- Consumir diariamente 2 a 3 porções de frutas;
- Reduzir o consumo de sal e açúcar;
- Evitar os produtos industrializados;
- Reduzir o consumo de frituras;
- Comer verduras pelo menos 2 vezes ao dia;
- Tomar pelo menos 2 litros de água por dia;
- Aumentar a ingestão de fibras (verduras folhosas, como alface e rúcula) e as sementes (como chia e linhaça);
- Fazer atividade física.
Todas essas doenças têm prevenção. Boa alimentação e atividade física são fundamentais. Evitar consumo de cigarros e bebidas alcoólicas também é de extrema importância para quem quer manter a saúde do organismo.