Estética e saúde

Harmonização Orofacial: A nova face da odontologia

A harmonização orofacial é um área recente no campo odontológico, pode-se encontrar vantagens tanto estéticas quanto funcionais, como manter um sorriso branco e lábios abundantes

Foto: Reprodução

A harmonização orofacial (ou estética orofacial) é um área recente no campo odontológico, pode-se encontrar vantagens tanto estéticas quanto funcionais, como manter um sorriso branco e lábios abundantes.

É uma técnica que propõe harmonizar e suavizar a imagem facial e é executada pelos próprios dentistas nos consultórios. O cirurgião-dentista deve ser especializado no assunto e informar aos pacientes como irá executar o procedimento.

A odontologia anda de mãos dadas com o rejuvenescimento, afinal, um sorriso pode fazer grande diferença na expressão fisionômica, e agora os dentistas exploram essa área de forma eficaz e segura, fazendo um combo: tratando a saúde e a estética.

Botox

De acordo com a cirurgiã-dentista, Joyce Veloso, o botox é o tratamento mais requerido do mercado, ele trata das rugas dinâmicas, que transparecem ao movimento. O procedimento acontece através da aplicação da toxina botulínica, embora o preenchimento, que já atua nas áreas ao redor dos lábios e o “bigode de chinês”,  são feitos através do ácido de hialurônico, que é uma substância produzida pelo próprio corpo e sua função é preencher os espaços entre as células, com o passar dos anos esse ácido diminui e surge as rugas, então ele é o responsável pelo volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele. O tratamento de botox é rápido e seguro, podendo beneficiar nas seguintes situações:

  • Pressão dos dentes
  • Bruxismo (o ranger de dentes)
  • Dores de cabeça e na articulação da mandíbula
  • Sorriso gengival (o transparecer excessivo da gengiva ao sorrir)

Além de suavizar a expressão facial. O tratamento dura em média até 6 meses, quando começa a perder o efeito e precisa de uma reaplicação para que permaneça, e para quem pratica atividade física intensa ou mora em lugar quente o efeito é mais curto. A aplicação é reversível, caso o paciente não esteja satisfeito é feito o uso da laserterapia para acelerar os efeitos do botox, antecipando a sua durabilidade.

“Nossa preocupação vai além dos dentes, buscamos devolver o equilíbrio orofacial e estético muitas vezes perdido.” Disse Joyce.

Bichectomia

A bichectomia já é uma cirurgia de pequeno porte que pode ser realizada nos consultórios odontológicos, operada pelo próprio dentista. É um procedimento funcional que trata pacientes que sofrem com mordidas na parte interna da bochecha, resultando traumas na mucosa da bochecha. A bichectomia também tem apelo estético, realizando tal procedimento para diminuir o volume das bochechas. Embora seja uma cirurgia relativamente simples, não deve-se banalizá-la e realizar em qualquer lugar.

“Quando todos os cuidados de segurança são tomados a cirurgia é feita de maneira segura, não sendo mais ou menos perigosa que qualquer outra cirurgia plástica”, afirma a doutora.

Outros procedimentos

Há outros procedimentos que também estão ganhando espaço e visibilidade nesse mercado, como:

  • Preenchimento,
  • Lentes de contato,
  • Redução de papada,
  • Clareamento dentais,
  • Peeling gengivais,
  • Reabilitação oral.

Essas aplicações atuam em casos como envelhecimento, mastigação inadequada, volume facial, apneia do sono, melhora alergias. A harmonização junta o útil ao agradável, entre a saúde e o rejuvenescimento facial.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias