AÇÃO DE SAÚDE

Vacinação gratuita à moradores do Araçagy neste sábado

A população pode se dirigir à sede da Associação de Moradores do Altos do Jaguarema para receber doses de diversas vacinas, entre elas da Febre Amarela

Reprodução

Garantindo a imunização contra doenças tropicais e infecciosas, a Associação de Moradores do Altos do Jaguarema e Central Park -Aracagy (AMAJCP), com o apoio da Prefeitura de São José de Ribamar, estará realizando neste sábado, 24, uma campanha de vacinação para os moradores do Araçagy e adjacências.

Serão fornecidas doses de vacinas contra Febre Amarela, Antitetânica, Hepatite, Papiloma Vírus Humano (HPV), Tríplice Viral, entre outras. A ação ocorrerá de 8h as 12h, na própria sede da entidade , na Rua 18, sem número , no Aracagy, próximo ao restaurante Mandacarú.

O presidente da Amaj, Lauandys Arley Rodrigues, ressalta a importância da entidade garantir o acesso a imunização para os moradores da área. “Articulamos junto aos órgãos públicos visando a vacinação do público da área , já que não contamos com um posto de saúde na região. Agora é importante que as pessoas venham e façam sua parte , se vacinando. Estaremos aqui durante toda a manhã com a equipe de saúde”,destacou Lauandys.

As vacinas contra febre amarela serão fornecidas somente para pessoas com idades entre 09 a 59 anos que ainda não tenham tomando nenhuma dose da vacina. Acima de 60 anos só poderão ser vacinados apresentando uma avaliação médica. Já as pessoas que irão viajar para áreas de risco, onde há grande índice da febre, mediante a comprovação de passagens.

Serão aplicadas a primeira dose e atualizações mediante a carteira de vacinação. 

Durante o evento serão realizadas demonstrações de atendimentos de primeiros socorros e palestras com agentes de saúde que explanação sobre os meios de prevenção da Dengue.

Transmissão da febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos pertencentes às espécies Aedes aegypti e Haemagogus infectados por um arbovírus do gênero flavivírus. A doença é de curta duração, no máximo dez dias, e tem gravidade variável.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, vômito, dores no corpo e náuseas. Nos casos mais graves há hemorragias, além de olhos e pele ficarem amarelados.

A forma mais eficaz de prevenção é a vacina, administrada em dose única a partir dos 9 meses de idade. A imunização oferece total proteção contra a doença, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte. A vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacinação dos postos de saúde do Maranhão.

O incentivo à imunização contra a febre amarela está sendo reforçado pelo Ministério da Saúde, em virtude das notificações e confirmações de casos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Serviço

O que? Campanha de vacinação na Associação de Moradores do Altos do Jaguarema e Central Park -Aracagy (AMAJCP)

Quando? sábado, 24, das 08 às 12h00

Onde? Na sede da AMAJ – Associação de Moradores do Altos do Jaguarema

Como chegar? Seguir à Av. Nova York (Restaurante Mandacarú) até a rotatória, entrar à esquerda, no final da 3ª quadra.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias