CUIDADO!

Excesso de maquiagem pode causar problemas na saúde

Saiba o que dizem os especialistas e os cuidados para evitar problemas nos olhos

A euforia para participar da maior festa popular do mundo leva a maioria dos foliões a esquecerem de cuidados preventivos com a saúde ocular, o que pode resultar em alergias, coceira, ardência, inflamação nas pálpebras, conjuntivite e até cegueira.

Segundo o oftalmologista do Grupo HOBrasil, Marco Polo, a principal dica é usar maquiagem com moderação, composta por produtos hipoalergênicos e específicos para a área dos olhos, “Nessa época, a maquiagem é sempre acompanhada de itens que brilham, como a purpurina, que podem gerar irritações. Além disso, com o suor da folia, as substâncias podem escorrer diretamente para a mucosa e causar inflamação”, explica.

É válido destacar o risco de alguma infecção, o especialista comenta que os produtos caseiros são mais propensos. “O importante nos industrializados é não compartilhar e não usar fora do prazo de validade. É fundamental lavar sempre as mãos, ter cuidado com traumas e não esfregar os olhos com as mãos sujas”, destaca.

A aplicação do lápis de olho dentro da linha d’água pode lesionar a córnea, com riscos de infecção, baixa visão e cegueira. Para as crianças menores de sete anos, a recomendação médica é de não usar maquiagem. Para as maiores, a dica é utilizar itens específicos para a faixa etária. “Os produtos devem ser desenvolvidos para esse uso e aplicados com cuidado, mantendo a higiene adequada depois”, complementa.

Veja também: Dicas e fotos de maquiagem com glitter para o Carnaval

Outra dica do médico é não compartilhar os produtos com os amigos, pois há boa chance de bactérias e vírus levarem à conjuntivite, desconforto que não combina com o carnaval.

Verificar validade dos produtos e se há no rótulo a informação de que foi dermatologicamente testado são formas de minimizar os riscos das doenças oculares, assim como remover a maquiagem antes de dormir, com produtos adequados para este fim.

“Prevenir é sempre melhor, mas, no caso de surgir algum sintoma, a orientação é retirar os produtos imediatamente e procurar o oftalmologista. Esperar que o problema desapareça sem cuidados médicos pode piorar o quadro”, conclui.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias