SAÚDE

Como desentupir o nariz em quatro passos simples

Desentupir o nariz é fácil com estes quatro passos! Veja como se livrar do muco com produtos que você tem em casa e técnicas simples

Ficar com o nariz entupido é talvez uma das consequências mais desagradáveis das gripes, crises alérgicas ou de rinite. O congestionamento das vias pode atrapalhar a respiração, a ingestão de alimentos e até mesmo a fala.

Para lidar com a questão, separamos algumas dicas simples de como desentupir o nariz de forma rápida, sem depender dos descongestionantes nasais. Confira!

Leia também:

Asma: saiba como tratar a doença silenciosa

Como fazer para o nariz parar de escorrer?

Aqueça o nariz

A primeira dica é simples: basta aquecer uma toalha, mergulhando-a em água quente, e deixar esfriar até que esta alcance temperatura agradável. O calor permite que o muco se torne mais líquido e fácil de assoar.

mulher desentope nariz com toalha quente

Respire vapor de água com ervas e alho

A cura através da natureza tem ganhado espaço e adeptos. O segundo método que pode aliviar o congestionamento nasal é respirar o vapor de água quente com algumas folhas, como eucalipto e hortelã, e alho, que são anti-inflamatórios naturais. Utilize de duas a quatro colheres de folhas de uma das folhas em uma xícara de água fervendo, e inale a infusão com a cabeça coberta por uma toalha. A mistura pode ser feita também com três a cinco dentes de alho em um litro de água fervente.

mulher desentope nariz com infusão de alho e ervas

Faça massagens nasais

Quem diria que uma das formas mais simples de desentupir o nariz está a um palmo (literalmente)? Para descongestionar as vias, a primeira dica é fazer massagens em pontos específicos da face.

O primeiro ponto é entre as sobrancelhas (1). A área deve ser massageada durante um minuto, e os movimentos devem impedir a inflamação dos seios da face, além de prevenir enfermidades.

Após isto, as asas do nariz (2) devem ser massageadas durante um ou dois minutos. Deve-se fazer uma leve pressão com os dedos indicadores e médios, para que os canais sejam abertos.

O último ponto a ser massageado é a área entre o nariz e o lábio superior (3). Os movimentos devem ser realizados durante dois ou três minutos.

massagem para desentupir nariz pontos

Lavagem nasal para desentupir o nariz

Outra dica útil para desentupir o nariz de um jeito simples e acessível é fazer lavagens nasais. Basta adicionar uma colher (café) rasa de sal em um copo de 200ml de água natural. Após isto, é só despejar a solução numa bombinha própria para lavagens ou num bule, introduzir o bico na narina entupida e girar levemente a cabeça. A água irá sair pela outra narina, e deve sair completamente após a aplicação, sem ser assoada.

Caso não haja nem o bule e nem a bombinha, basta pingar a solução nas narinas e fazer as massagens no nariz.

mulher desentupindo nariz com lavagem nasal

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS