JANEIRO BRANCO

Campanha Janeiro Branco chama atenção para a Saúde Mental

Alertas para preocupações com doenças mentais são tema do mês na saúde do Maranhão

Foto: Reprodução

Janeiro representa a ideia de recomeço, de início de um novo ciclo. Depois de um mês de festividades, de encontros e confraternizações, de reflexões sobre a vida e até de melancolia, é hora de colocar em prática as resoluções de ano novo. Neste clima de reflexão e renovação, o Governo do Estado alerta para campanha Janeiro Branco, que busca fortalecer o conceito de saúde mental e para os cuidados com as emoções.

“Temos atuado fortemente no fortalecimento e na promoção da saúde mental, assim como na divulgação e criação de uma cultura que valorize esse aspecto tão relevante da saúde pública. Assumimos na gestão do governador Flávio Dino a missão de prevenir transtornos mentais, promover o bem-estar, dar cuidados a quem precisa, reinserindo pacientes na sociedade, sempre que possível”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Qualidade de vida

Segundo o chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcio Menezes, é preciso superar o conceito equivocado que relaciona saúde mental exclusivamente a transtorno mental. “Devemos pensar a saúde mental como qualidade de vida, com a ausência ou presença de transtorno mental. Somos a somatória de fatores diversos – econômicos, sociais, educacionais”, explica.

Márcio Menezes orienta a todos a ficarem atentos a pequenas mudanças de comportamento em si ou nas pessoas mais próximas. O consumo de álcool que extrapola o “social” e passa a compor a rotina diária, insônias, reclusão, aversão a contatos públicos podem ser pequenos indícios de que algo não está bem.

Hamilton Raposo, psiquiatra coordenador adjunto da Residência Médica de Psiquiatria do Hospital Nina Rodrigues, acredita que vivemos em uma sociedade que não educa para a relevância dos aspectos emocionais do ser. Por isso, a necessidade da criação de uma cultura que reconheça a importância de se falar abertamente sobre medos, frustrações, desejos, sonhos e planos, que influenciam na relação do homem com ele mesmo e com o outro.

“Há uma concepção errônea de que os transtornos psicológicos estão associados à loucura, e isso, por sua vez, a tratamentos cruéis e abandono. Muitos relacionam também à fraqueza. O Janeiro Branco vem nos lembrar que a saúde mental depende de um conjunto de determinantes sociais, psicológicos e orgânicos para que a pessoa tenha uma higidez mental”, ressalta.

Para o psiquiatra, as pessoas com transtornos mentais ou em sofrimento psicológico têm indicação médica para ajuda profissional, que irá conduzir a estabilização do paciente. Contudo, para a população em geral, o serviço também é necessário, uma forma de prevenção. “Qualquer pessoa, em qualquer situação, tem indicação de terapia. Você pode não sentir nada, mas ajuda a se conhecer melhor, a lidar com as pessoas e melhorar a vida”, afirma.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias