SAÚDE

HTO é credenciado para oferecer residência médica

A residência médica em ortopedia e traumatologia do HTO terá duração de três anos e oferecerá inicialmente uma vaga.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), inaugurado pelo Governo do Estado há apenas dois meses, foi credenciado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) a oferecer o programa de residência médica na área. A previsão de publicação do edital do seletivo é janeiro.

“O HTO tem revolucionado a saúde do estado, diminuindo gradualmente uma fila histórica por procedimentos na área. Em pouco mais de dois meses, atendemos pacientes que aguardavam há muito tempo uma cirurgia. Agora, com a residência, cumpriremos o papel educativo também da unidade, contribuindo para a formação de médicos maranhenses e para a saúde do Maranhão”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

A residência médica em ortopedia e traumatologia do HTO terá duração de três anos e oferecerá inicialmente uma vaga, com a possibilidade de aumento mediante avaliação posterior pelas duas entidades credenciadoras.

“É um grande ganho para o Maranhão. É um dos hospitais que mais rapidamente conseguiu o credenciamento pela excelência do trabalho, estrutura de ponta e corpo médico especializado. Vamos aprimorar a qualificação dos nossos médicos”, afirma o diretor do HTO, Newton Gripp.

De acordo com o Henrique Rios, coordenador da residência médica do HTO e membro da SBOT, o credenciamento representa o reconhecimento do trabalho, uma vez que a AMB e a SBOT só chancelam a residência médica para os melhores hospitais do país.

“Levou-se em consideração o fato de que o hospital é um dos maiores de trauma no estado. Esse credenciamento não é tão simples de ser conseguido, então é um reconhecimento ao que se tem feito lá na unidade”, diz.

A estrutura do HTO conta com 44 leitos (10 UTI), três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos.

Com corpo clínico com mais de 45 médicos e equipamentos de alta tecnologia, a unidade oferece atendimento ambulatorial e cirúrgico, marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias